Pastor Lázaro Lopes de Arruda, o primeiro a pastorear a Igreja Presbiteriana do Barreiro


Pastor que organizou a Igreja Presbiteriana do Barreiro, em 1957, o Reverendo Lopes de Arruda, foi um grande homem de Deus, tendo servido ao Senhor com muita dedicação e humildade. Abaixo, reproduzo um pouco de sua biografia, registrada em seu livro, "Os Meus Dias", uma Obra maravilhosa que relata toda a sua trajetória. Neste mesmo livro relata sua passagem pela região de Itapeva, onde deixou as seguintes palavras sobre o bairro do Barreiro, por onde passou: 

"No campo de Faxina, fui pastor e organizador da Igreja Presbiteriana em Barreiro e me tornei amigo e hóspede dos Monteiros, dos Camargos, de cujo bairro guardo a saudade até do cântico afinado de um imponente galináceo de um deles, que havia faria inveja ao mais apreciado solista. O canto do galo ecoava pelas matas vizinhas e o seu eco morria nas montanhas próximas. Desse bairro, penetrava pelo bairro dos Marcelinos a fazenda dos Correas, Barra do Chapéu e outros lugares de difícil acesso. Sentia, no entanto, nas longas horas solitárias, a presença de Deus." Pastor Lázaro Lopes de Arruda. Livro : '"Os meus Dias" - 1997.

As informações que publico nesta postagem, são fruto não apenas do livro acima citado, mas também de uma publicação registrada no jornal Brasil Presbiteriano, feita pelos seus filhos, Isabel e João Wesley, além de algumas pesquisas na internet.

  LÁZARO LOPES DE ARRUDA nasceu no dia 27 de abril de 1919, em Angatuba, bairro das Pedras, no Estado de São Paulo, um dos onze filhos da família de Juvenal Lopes Arruda e Isabel Maria do Espírito Santo. Seu pai, alfabetizado, cuidava de ensinar à noite, após os trabalhos do dia, seu filho e sobrinhos. Seu pai era trabalhador rural e foi seu primeiro professor.
Exímio escritor, os registros dão conta de que Lázaro, em sua infância, estudava e lia para além da média da família e da região onde morava.
Foi autor de alguns livros, dentre eles "Anotações de História da Igreja". 

VIDA MINISTERIAL. Foi no Estado do Paraná, mais precisamente, em Castro, que por meio de um tio, José Paulino, juntamente com a sua família, mudou-se para o Paraná e entrou em contato com os presbiterianos da família Jorge, em Sengés.

"Com a crise, voltou ele para a nossa região, com uma porção de livros e revistas de Escola Dominical (ED). Por meio dele, recebemos boa instrução de como funcionava a ED, a igreja presbiteriana, como eram as suas pregações, os sacramentos, a linha de conduta dos crentes, bem como os embates na tentativa de semear as doutrinas reformadas no Brasil. Era o ano de 1929", relata o reverendo. 

Já passava dos 19 anos quando decidiu ir para o seminário, abrindo o caminho cursando escola formal no Instituto Cristão de Castro, no Colégio José Manoel da Conceição e no Seminário Presbiteriano do Sul, onde se formou em Teologia em 1952. 

Pastor emérito da Igreja Presbiteriana de Tatuí, presidiu concílios, fez parte da Comissão de Estudos Ecumênicos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), foi professor de História da Igreja no Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas. Foi também Reitor nessa mesma instituição. Teve o Reverendo Waldemar Wey como um grande marco na sua vida Cristã. 

Foi pastor Emérito também da Igreja Presbiteriana de Boituva e ajudou a organizar os presbitérios de Itapetininga e Tatuí, tendo importante participação em atuações em toda a região de Itapeva.

Foi homenageado no município de Tatuí, onde recebeu o Título de Cidadão Tatuiano na Câmara Municipal. Atuou em programa de Rádio em Tatuí por dez anos levando a mensagem do Evangelho, escreveu em revistas e jornais daquele município.

Casado com Helena Gardenal de Arruda, com quem teve os filhos, Irza, João, Flávio, Jane e Isabel. Faleceu em novembro de 2006 aos 87 anos. Seu filho, João, seguiu os passos do pai, sendo pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

IGREJA PRESBITERIANA DO BARREIRO. Como já mencionado, o pastor Lopes de Arruda foi o primeiro pastor da Igreja Presbiteriana do Barreiro, sendo o seu organizador. Pastoreou também a Igreja Presbiteriana Central de Itapeva, entre os anos de 1953 a 1959.

Há 62 anos, o registro feito no primeiro Livro de ATAS da Igreja Presbiteriana do Barreiro 

Galeria de pastores da IPB Barreiro; no destaque o Reverendo Lázaro 


LINKS RELACIONADOS


Pesquisas - Juliano Camargo.






Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes