Pular para o conteúdo principal

Heidi Braatz Antunes de Moura

  



No ano de 2007, no dia 18 de agosto, Nova Campina perdia um nome de referência em sua História. Nascida em Itapeva em 16 de Fevereiro de 1926, Heidi Braatz Antunes de Moura, a “Dona Heidi”, partia deste mundo aos 81 anos. O Blog do Juliano Camargo registra abaixo um pouco sobre a Professora Heidi Braatz Antunes de Moura. Uma mulher forte, lutadora e de personalidade marcante. Um nome na história do Município de Nova Campina.

Dona Heidi e o esposo, Hugo Antunes de Moura




Serva de Deus – Conhecida no meio evangélico pelo trabalho no ministério da Música Sacra na Igreja Presbiteriana de Nova Campina, Heidi Braatz deixou muitos exemplos. Foi regente do coral durante longos anos e serviu ao Senhor Jesus durante toda a sua vida nesta denominação. Atuou na Federação das SAFs, uma sociedade interna da Igreja Presbiteriana do Brasil, exercendo diversos cargos de liderança. Foi presidente da Federação e representou as SAFs em outros Estados junto a Igreja Presbiteriana do Brasil.



Casamento - Casada com o Presbítero Hugo Antunes de Moura, esteve ao seu lado por mais de 60 anos. Tiveram quatro filhos: Heide Léia, Heide Marta., Heide Elizabeth e Hugo Mário.

Emancipação de Nova Campina – Nascida em Itapeva, Heidi se destacou na luta pela emancipação do Distrito de Nova Campina; lutou desde a época em que o Distrito chamava-se “Campina do Veado”.

Dona Heidi, com toda a certeza fez parte daquelas pessoas que desempenharam  importante papel no processo de emancipação e progresso de Nova Campina.

Informações de nossa pesquisa revelam que em 03 de Dezembro de 1953, Dona Heidi contribuiu e muito com o projeto de seu sogro, Elísio Antunes de Moura, na fundação da Sociedade de Amigos de Campina do Veado.

Esta mesma Associação, liderada por um grupo seleto de cidadãos, no início da década de 90, já com o Nome de Associação Amigos da Nova Campina, conseguiu levar o desejo de Emancipação ao Palácio dos Bandeirantes. Num primeiro momento, com uma desaprovação e veto. Já num segundo momento, após um detalhado trabalho, com a apresentação de viabilidade econômica e financeira para a Emancipação, consegue-se em 1992 a tão sonhada emancipação político-administrativa  de Nova Campina.

Entregaram a documentação aos Deputados e autoridade estaduais, os senhores Aldo Antunes de Moura, sua filha Alda Braatz de Moura Carvalho e Jairo Camargo

Neste processo, Dona Hedi fez um trabalho árduo, em que, pessoalmente, coletou assinaturas para que a população se juntasse ao processo de luta pela emancipação. Na parada do ônibus da linha de passageiros que passava pela cidade, Dona Heidi pedia assinaturas aos passageiros.

Profissional da Educação  - Afastada dos estudos por motivos particulares, retorna  após 19 anos fora da escola e, com 41 anos de idade, forma-se e dedica-se como professora atuando na Educação da Região.

Incansável lutadora e defensora da Educação, ela trabalhou junto a Delegacia de Ensino de Itapeva para a implantação da 5ª série no Município. Este trabalho foi difícil, pois os pais relutavam e preferiam que os filhos não continuassem com os estudos e sim, trabalhando no plantio de tomate. Esta luta gerou diversos frutos e muitos alunos se destacaram no futuro.   

Escola Municipal Profª Heidi Braatz Antunes de Moura – Em fevereiro do ano de 2011, o então prefeito Eliel Cardoso presta uma Homenagem à senhora Heidi Braatz, inaugurando a Escola do bairro Longa Vida, E.M.E.F. Heidi Braatz Antunes de Moura.

O Blog do Juliano Camargo, que pretende fazer um registro dos cidadãos de destaque em nosso Município, presta esta Homenagem em respeito à família da senhora Heidi Braatz Antunes de Moura, sem dúvida, um exemplo para todos.


Da esquerda, a primeira em pé,Heidi ainda  criança com os pais e irmãos.






Por Juliano Camargo

Fotos: Rosangela Sousa (SITE YOUTUBE)


Não deixe de ler também:

Hugo Antunes de Moura
Elysio Antunes de Moura
João Antunes de Moura
Ary Antunes de Moura
Joaquim de Carvalho
Professora Ivanete Paes Landin
Nicanor Ferreira da Silva
Dr. Humberto de Morais Vasconcelos
Júlia Franco de Lima
Sebastião Vieira de Oliveira
Abrahão Vieira
João da Costa Passos










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Caverna Casa de Pedra, o maior pórtico de caverna do Mundo

Patrimônio Natural da Humanidade, Vale do Ribeira se destaca com suas belas paisagens Juliano Camargo
Nossa ida ao Município de Iporanga-SP foi motivada pela trilha que dá acesso ao pórtico da caverna Casa de Pedra: a maior boca de caverna do mundo.Apenas isso! (risos).Fomos no dia 06 de Dezembro, Sábado e retornamos no Domingo,7.

Arqueologia de Nova Campina e Itapeva será destaque em série da UNIVESP TV

O arqueólogo e professor Sílvio Araújo, professor Juliano Camargo e a arqueóloga Luana Antoneto, que deram suporte à produção do programa na Região

Por meio de um convite, acompanhamos durante todo o sábado, 20, seguindo desde a manhã até o início da noite, os produtores da UNIVESP TV / TV Cultura juntamente com os arqueólogos Sílvio Araújo e Luana Antoneto, em visitas aos Abrigo Itapeva e Abrigo de Nova Campina; Dois entre os demais sítios rupestres localizados na Região. 


No Mirante Bonsai com o pessoal do Projeto English Summer Camp

Na tarde de hoje (07), acompanhei os alunos do "PROJETO ENGLISH SUMMER CAMP", numa trilha pelo Mirante da Torre, em Nova Campina.

VEJA NOSSO VÍDEO

Liderado pela professora Ivanete Landin e apoiado pela prefeitura Municipal e também pelas escolas Simpliciano Campolim de Almeida e Ary Antunes de Moura, o projeto é um trabalho em que há uma grande participação do Grêmio Revolucionários.