Julia Franco de Lima


Em meu blog existe um espaço voltado ao registro de pessoas ilustres e que se destacam ou se no passado de destacaram pelo exemplo de vida, trabalho etc.
Pessoas que marcam o cenário histórico do Município de Nova Campina.
Aqui você pode conferir: Pessoas

Aproveitando o link publicado no blog da Prefeitura, eu publico sobre a senhora Julia Franco de Lima.
Acompanhe:







Julia Franco de Lima nasceu na cidade de Apiaí, estado de São Paulo, no dia 10 de abril de 1928, era filha de Geraldo Franco de Lima e Benedita Bueno de Camargo. Sabe-se que cursou somente a 4ª série do ensino fundamental em Campo Grande Apiaí.

Ainda na adolescência aos 16 anos, casou-se com Silvino de Lima com qual teve oito filhos. Morou alguns anos no estado do Paraná no ano de 1949 o casal e seus filhos vieram residir no município de Nova Campina, no bairro da Itaoca.


Julia juntamente com seu esposo tomou a decisão de lutar pela educação de seus filhos e das outras famílias que ali residiam. Conta a historia que naquela época não havia outro meio de transporte que não fosse cavalo e quem transportava professores e alunos que vinham de outras localidades para as aulas era o senhor Silvino e seus filhos. Era Julia que cuidava do alimento e também da acomodação de alunos e professores, oferecendo sua própria residência, executava sozinha e com muita dedicação todas as tarefas voluntariamente proporcionando o bem-estar daqueles que ali chegavam.

Foi em conhecimento a esse trabalho que essa escola de Educação Infantil, situada em frente onde morou Julia no bairro Itaoca recebeu a nomenclatura de EMEI Julia Franco de Lima em homenagem á grande mulher que tanto fez pela educação, enfrentando muitas dificuldades, mas com perseverança.

Julia faleceu no dia 11 de novembro do ano de 2001 com setenta e três anos levando consigo a certeza que sua louvável missão foi cumprida plenamente.

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Campina