09 maio 2017

Reverendo João de Almeida

Foto da galeria de pastores da Igreja Presbiteriana Central de Itapeva - Registro  do pastorado na Região de Itapeva-SP

Pastor Presbiteriano jubilado em março de 1960, o Reverendo João de Almeida veio de uma lar cristão e nasceu no município de Porto Feliz, SP no dia 23 de abril de 1918, no bairro de Cruz das Almas. Filho do casal João Pedro de Almeida e Leonora Bernini de Almeida ...


João de Almeida e a esposa, Clélia
João de Almeida foi batizado na Igreja Cristã Presbiteriana de Cruz das Almas pelo Rev. James Porter Shimith. Casou-se com D. Clélia Augusta Temple de Almeida em 9 de julho de 1949 na Igreja Presbiteriana de Rio Claro-SP. 
Conclui o curso primário em Tietê-SP, onde residiu com sua avó materna, Elisa Pereira de Camargo e o Curso Colegial na cidade de Jandira-SP, no Instituto de Ensino “José Manuel da Conceição”.

Sua Pública Profissão de Fé aconteceu em 6 de janeiro de 1941, em sua igreja-mãe, com o  Reverendo Pedro Albero Rodrigues. Concluiu o Curso Superior Teológico na Faculdade de Teologia da Igreja Cristã Presbiteriana do Brasil (na época a IPB assim era denominada) na cidade de Campinas (Seminário Presbiteriano do Sul). Formou-se também em Orientação Educacional pela Escola Universitária de São Paulo.


Registro: o segundo da esquerda em pé, João de Almeida e seus irmão com os pais, João Pedro de Almeida e Leonora Bernini (fonte: familiabernini.blogspot.com )

Pastorado
Foi licenciado em Porto Feliz, durante uma reunião no Presbitério de Itapetininga no ano de 1949, quando ficou encarregado de pastorear  as igrejas de Itapetininga, Torre de Pedra e Guareí (SP).
Prestou amplo serviço ao presbitério, tendo exercido diversos cargos, como os de vice-presidente do Presbitério, 1º e 2º secretário, secretário Executivo, além de ter sido   secretário Geral da Mocidade. Foi também representante do Presbitério por várias vezes junto ao Sínodo e em Recife (PE) no ano de 1978. Cuidou também das congregações de Buri (SP) e Morro Alto, além de pastorear igrejas em Apiaí (SP).
Imagem registra o Reverendo em momento com mocidade da Igreja Presbiteriana de Itapeva (Fonte: Facebook M.MORAES)
Na região de Itapeva-SP
Fez parte da história de outras igrejas do atual Presbitério de Itapeva, na época, Presbitério de Itapetininga, pastoreando as igrejas de Nova Campina, (na época Campina dos Veados), Barreiro e Conchas, além da Igreja Presbiteriana Central de Itapeva, a qual temos um capítulo a parte..
Igreja Presbiteriana Central de Itapeva.

Em 24 de maio de 1992, na Igreja Presbiteriana Central de Itapeva recebeu o título de Pastor Emérito. Foi pastor efetivo da mesma durante 20 anos. De janeiro de 1963 a julho de 1983.
Com pastor, serviu ao Senhor sendo benção aos irmãos de seu tempo e dando testemunho do Evangelho do Senhor Jesus. Sempre anunciando, visitando, celebrando e vivendo o evangelho na prática. No ano de 1965, recebeu o Título de Cidadão Honorário Itapevense.
Faleceu aos 87 anos, em 23 de maio de 2005, na cidade de São Vicente-SP.

Clélia Augusta Temple de Almeida
Nos tempos de Itapeva, com a esposa
De acordo com o livro “OS MEUS DIAS”, escrito pelo Reverendo Lázaro Lopes de Arruda, Dona Clélia, que exercia o ofício de professora, trabalhou intensamente e, conforme registra: “D. Clélia viveu como professora, e como professora se aposentou. Exerceu o magistério com aquele sabor de pioneirismo. Rasgou lugares difíceis:Torre de Pedra,Capão Bonito e na região de Itapeva” (Trecho do Livro “Os meus Dias”. Reverendo Lázaro Lopes de Arruda. 1997, p. 153.
Viagens – Ainda sobre D. Clélia, registrou o Reverendo Lázaro: “Ela soube o que era viajar de charrete e até a cavalo.Na sua ausência, penava o Rev. Joãozinho, em Itapetininga, em sua casa vazia, acalmando os filhos irrequietos e padecendo a saudade da esposa.




Seguindo os passos do avô, o Reverendo Bryan Temple, que saiu do seminário em 2014.é pastor presbiteriano na região de Boituva.

Bryan Temple de Almeida Gomes, bisneto do Rev. João de Almeida