03 novembro 2010

Educação de Itapeva é destaque na Revista Época


Coord. Geral Sônia Roseiro, ATP Flag, Profª Regiane e Profª Carla



Por indicação da Fundação Lemann, a secretaria municipal de Educação de Itapeva foi selecionada pela Revista Época para dar vida à pauta sobre o uso do material apostilado no Ensino Fundamental II – séries finais.
Conduzida pela repórter Camila Guimarães, a entrevista foi realizada no início do mês de setembro e publicada na edição 648 do dia 15 de outubro com o título Livro didático ou Apostila.


Selma do Carmo Bührer Cravo, secretária municipal da Educação, Carla Ferraz Brunharo Bortoluci - representante de 5ª a 8ª séries e Regiane Oliveira Rodrigues Siqueira, representante de 1ª a 4ª séries, foram às protagonistas da reportagem.
Sonia Roseiro, coordenadora Geral de Normas Pedagógicas e Flag Graciliano dos Santos, Assistente Técnico Pedagógico – ATP de Língua Portuguesa acompanharam as entrevistas realizadas com as professoras Carla e Regiane.
Atualmente, os professores de 5ª a 8ª séries de Itapeva fazem o uso do livro didático integrado – apostilas nas escolas da rede. Já os alunos de 1ª a 4ª séries tem o apoio somente dos livros didáticos.

Segundo Carla, o uso da apostila padroniza os conteúdos na rede.  Para ela, o material é um norteador do trabalho pedagógico, porém não é único, uma vez que apresenta conteúdos mínimos, o que possibilita ao professor complementar quando necessário, mediante as necessidades da turma. “Há uma preocupação com a qualidade dos exercícios propostos e não com a quantidade”, destacou.
Já Regiane, que faz uso dos livros didáticos, considerou como vantagens que o material apostilado se sobressai pelo fato de ser consumível. “É um material conciso e, por ter todo o conteúdo do bimestre, ocorre à familiarização do assunto a ser trabalhado mediante a leitura previamente solicitada. Ainda contempla todas as disciplinas num mesmo suporte”, enfatizou.
Para finalizar, Selma ressaltou que o grande desafio, independentemente do material usado, continua sendo a formação do professor.
A matéria termina com a constatação que Itapeva está entre as melhores notas do IDEB da região. 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Educação de Itapeva