Pular para o conteúdo principal

Educação de Itapeva é destaque na Revista Época


Coord. Geral Sônia Roseiro, ATP Flag, Profª Regiane e Profª Carla



Por indicação da Fundação Lemann, a secretaria municipal de Educação de Itapeva foi selecionada pela Revista Época para dar vida à pauta sobre o uso do material apostilado no Ensino Fundamental II – séries finais.
Conduzida pela repórter Camila Guimarães, a entrevista foi realizada no início do mês de setembro e publicada na edição 648 do dia 15 de outubro com o título Livro didático ou Apostila.


Selma do Carmo Bührer Cravo, secretária municipal da Educação, Carla Ferraz Brunharo Bortoluci - representante de 5ª a 8ª séries e Regiane Oliveira Rodrigues Siqueira, representante de 1ª a 4ª séries, foram às protagonistas da reportagem.
Sonia Roseiro, coordenadora Geral de Normas Pedagógicas e Flag Graciliano dos Santos, Assistente Técnico Pedagógico – ATP de Língua Portuguesa acompanharam as entrevistas realizadas com as professoras Carla e Regiane.
Atualmente, os professores de 5ª a 8ª séries de Itapeva fazem o uso do livro didático integrado – apostilas nas escolas da rede. Já os alunos de 1ª a 4ª séries tem o apoio somente dos livros didáticos.

Segundo Carla, o uso da apostila padroniza os conteúdos na rede.  Para ela, o material é um norteador do trabalho pedagógico, porém não é único, uma vez que apresenta conteúdos mínimos, o que possibilita ao professor complementar quando necessário, mediante as necessidades da turma. “Há uma preocupação com a qualidade dos exercícios propostos e não com a quantidade”, destacou.
Já Regiane, que faz uso dos livros didáticos, considerou como vantagens que o material apostilado se sobressai pelo fato de ser consumível. “É um material conciso e, por ter todo o conteúdo do bimestre, ocorre à familiarização do assunto a ser trabalhado mediante a leitura previamente solicitada. Ainda contempla todas as disciplinas num mesmo suporte”, enfatizou.
Para finalizar, Selma ressaltou que o grande desafio, independentemente do material usado, continua sendo a formação do professor.
A matéria termina com a constatação que Itapeva está entre as melhores notas do IDEB da região. 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Educação de Itapeva

Postagens mais visitadas deste blog

Ilhabela

 

Confraternização da escola

MOMENTOS COM SOA COLEGAS DE TRABALHO 2024  

Histórico do município de Nova Campina

  Breve síntese -  Nova Campina, atualmente tem uma população estimada em 9.962 habitantes, segundo estimativas do IBGE/2021. Localizada no sudoeste do Estado de São Paulo, a aproximadamente 310 Km da capital paulista, faz parte da Região de Itapeva, a 16.ª Região Administrativa do Estado, sendo um dos 32 municípios dessa região. Seus municípios limítrofes são Itapeva, Ribeirão Branco, Apiaí, Itararé e Bom Sucesso de Itararé. Nova Campina fica a 14 Km de Itapeva. É também um dos municípios integrante dos Cânions Paulista, onde com os municípios vizinhos de Itapeva, Itararé, Bom Sucesso de Itararé reúne a única região do estado com a presença de um magnífico continuum de formação de arenitos, com cânions, escarpas e uma fauna e flora exuberantes. Com uma área de 386 Km², tem sua economia baseada no reflorestamento, produção de papel, extração de madeiras, mineração de calcário, filito, dentre outros, além da agricultura familiar e a pecuária. A presença do reflorestamento é o d...