Ontem, sexta (17) fiz um daqueles passeios que me fazem bem: estradas, natureza e apreciação. Passei no Núcleo Santana (Mirante de Santana), Bairro da Serra e depois na cidade de Iporanga. Nas fotos um resumo. Para ir , iniciei em Nova Campina, sentido Itapeva, Ribeirão Branco, Apiaí. No retorno, De Apiaí, Distrito do Lageado (Apiaí) , Distrito de Campina de Fora (Ribeirão Branco), Distrito de Itaboa (Ribeirão Branco) e, por fim, Bairro do Barreiro, já em Nova Campina.
O que ver no PETAR?
- É um dos Parques de São Paulo (Unidade de Conservação), com mais de dez (lindas) cavernas para visitação. Mais de 300 (ou mais - não me lembro) cavernas nessa região. Num panorama, o PETAR integra uma enorme área da chamada Grande Reserva Mata Atlântica e é vizinho de outros parques conhecidos.
- Dividido em Núcleos, você pode começar pelo Núcleo Santana, com a Caverna Santana, Couto, Morro Preto, além de outras.
- Há também cachoeiras distribuídas ao longo das áreas que envolvem o parque.
- Há o centro Histórico de Iporanga, (Tombado nos anos 80) onde passei também. Numa das fotos, a confluência do Rio Iporanga com o Ribeira. Maravilhoso!
ATENÇÃO - INGRESSOS
Há trilhas autoguiadas e as que necessitam de guias e ingresso.
Os ingressos custam R19,00, já os monitores, depende dos grupos e outras condições.
![]() |
No centro de Iporanga, entre o Ribeira o o ribeirão de Iporanga |