Pular para o conteúdo principal

Estrada da Serpente



16 de agosto, o destino final foi um passeio de caiaque no município de Antonina, litoral norte paranaense / Baía de Antonina. Vale do gigante. Com vista para a serra do ibitiraquire, com os mais altos cumes do Sul no Brasil, entre eles o pico Paraná.
As fotos aqui são da primeira parte desta viagem maravilhosa.
Percorri a maior parte da famosa estrada Serra da serpente, que liga o estado de São Paulo ao estado do Paraná, até a capital, Curitiba. Ao todo são 260 km, com mais de 1.200 curvas, segundo informações oficiais de órgãos competentes.


O trecho foi batizado assim pelo motociclista Edgar três Azevedo, conhecido por Chico.
Ele ficou encantado ao "serpentear" a estrada e teve essa ideia.
Realmente o caminho é fantástico.
Você atravessa serras, indo dos planaltos do Atlântico até a planície costeira e isso é sensacional.
Até Curitiba avistei paisagens desta natureza.


Em outra postagem, as fotos são da descida a serra do mar para chegar até a planície, no litoral. Em termos de relevo você faz o planalto Atlântico em São Paulo, adentrando ao estado do Paraná pelo Planalto de Curitiba e por fim, chegando a planície litorânea. As paisagens são fantásticas observando todos os domínios morfoclimáticos nessa linda conjuntura de clima e relevo, geologia etc, indo dos mares de Morros as araucárias e depois a imponência da maior área de mata Atlântica do Brasil.
Enfim. Esta é uma parte deste passeio.
Muito bonito, recomendo.
Sai do município de Nova Campina, passando dentro dos municípios de Ribeirão Branco pelos distritos de Itaboa e Campina de fora, depois município de Apiaí, passando pelo distrito de Lajeado, seguindo a sede, Apiaí, e aí sim, adentrando Ribeira, já no extremo sul de São Paulo, cruzando o rio Ribeirão no estado do Paraná pelo município de Adrianópolis, seguindo o caminho em Tunas do Paraná, Bocaiuva do Sul Colombo e por fim, a capital: Curitiba.
Concluindo assim o rastro da serpente, a primeira parte deste passeio incrível.
O início do rastro da serpente é por capão Bonito, mas fiz pelo caminho da minha região, com os municípios limítrofes, Ribeirão Branco e Apiaí.









Passando em Morretes



Em Antonina - Litoral do Paraná

 

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização da escola

MOMENTOS COM SOA COLEGAS DE TRABALHO 2024  

A ilha "Urubuqueçaba"

  Bem pertinho do Teleférico. A ilha "Urubuqueçaba" é de origem tupi. Significa "pouso dos urubus", "lugar de dormir dos urubus" A ilha era conhecida também como Ilha das Cobras, pois ali havia muitas destas. Conhecendo a Ilha de Urubuqueçaba, Santos-SP Cartão postal da Baixada Santista, a Ilha Urubuqueçaba divide as praias de José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente. Apesar do fácil acesso e da presença humana (dependendo da hora da maré), a Ilha de Urubuqueçaba permanece intacta.Durante as seis horas diárias em que o nível da maré fica abaixo do normal, é possível acessar a ilha a pé. O mar que banha as praias do José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente, se abre e permite chegar bem perto.

Ilhabela