Pular para o conteúdo principal

Estrada da Serpente



16 de agosto, o destino final foi um passeio de caiaque no município de Antonina, litoral norte paranaense / Baía de Antonina. Vale do gigante. Com vista para a serra do ibitiraquire, com os mais altos cumes do Sul no Brasil, entre eles o pico Paraná.
As fotos aqui são da primeira parte desta viagem maravilhosa.
Percorri a maior parte da famosa estrada Serra da serpente, que liga o estado de São Paulo ao estado do Paraná, até a capital, Curitiba. Ao todo são 260 km, com mais de 1.200 curvas, segundo informações oficiais de órgãos competentes.


O trecho foi batizado assim pelo motociclista Edgar três Azevedo, conhecido por Chico.
Ele ficou encantado ao "serpentear" a estrada e teve essa ideia.
Realmente o caminho é fantástico.
Você atravessa serras, indo dos planaltos do Atlântico até a planície costeira e isso é sensacional.
Até Curitiba avistei paisagens desta natureza.


Em outra postagem, as fotos são da descida a serra do mar para chegar até a planície, no litoral. Em termos de relevo você faz o planalto Atlântico em São Paulo, adentrando ao estado do Paraná pelo Planalto de Curitiba e por fim, chegando a planície litorânea. As paisagens são fantásticas observando todos os domínios morfoclimáticos nessa linda conjuntura de clima e relevo, geologia etc, indo dos mares de Morros as araucárias e depois a imponência da maior área de mata Atlântica do Brasil.
Enfim. Esta é uma parte deste passeio.
Muito bonito, recomendo.
Sai do município de Nova Campina, passando dentro dos municípios de Ribeirão Branco pelos distritos de Itaboa e Campina de fora, depois município de Apiaí, passando pelo distrito de Lajeado, seguindo a sede, Apiaí, e aí sim, adentrando Ribeira, já no extremo sul de São Paulo, cruzando o rio Ribeirão no estado do Paraná pelo município de Adrianópolis, seguindo o caminho em Tunas do Paraná, Bocaiuva do Sul Colombo e por fim, a capital: Curitiba.
Concluindo assim o rastro da serpente, a primeira parte deste passeio incrível.
O início do rastro da serpente é por capão Bonito, mas fiz pelo caminho da minha região, com os municípios limítrofes, Ribeirão Branco e Apiaí.









Passando em Morretes



Em Antonina - Litoral do Paraná

 

Postagens mais visitadas deste blog

A ilha "Urubuqueçaba"

  Bem pertinho do Teleférico. A ilha "Urubuqueçaba" é de origem tupi. Significa "pouso dos urubus", "lugar de dormir dos urubus" A ilha era conhecida também como Ilha das Cobras, pois ali havia muitas destas. Conhecendo a Ilha de Urubuqueçaba, Santos-SP Cartão postal da Baixada Santista, a Ilha Urubuqueçaba divide as praias de José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente. Apesar do fácil acesso e da presença humana (dependendo da hora da maré), a Ilha de Urubuqueçaba permanece intacta.Durante as seis horas diárias em que o nível da maré fica abaixo do normal, é possível acessar a ilha a pé. O mar que banha as praias do José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente, se abre e permite chegar bem perto.

Ilhabela

 

Alguns trabalhos

  Sou professor de geografia, atuando desde 2006, quando ainda era estudante e trabalhando também paralelamente no setor público em Nova Campina-SP como servidor comissionado nas áreas de assessoria ao gabinete municipal e assessoria  de Imprensa. Fui vereador entre os anos de 2017 a 2020. Tive o privilégio de ser o 13º presidente do Poder Legislativo Municipal.   Este blog surgiu em 2009, na época, com o objetivo de apoiar a população, divulgando situações em que o Poder Público necessitava de um acionamento. Não havia a febre das redes sociais e o blog era muito útil ao povo. Hoje serve como um espaço na internet para registrar textos sobre Nova Campina e região sobre as áreas da cultura, hist]] ] Meu currículo no  Perfil no linkedin   ATIVIDADES  Palestra na Associação Cânions Paulistas Documentário Cânions Paulistas Destaque no Regional  Notícias Cerimônia Drª Jainy, na Câmara Municipal Matéria na Revista PRIME Alunos visitam ponto turístico em Nov...