Sobre Roberto Hebert Gretz


Na foto, num evento com Newton de Moura Muzel

Nascido em 1919, em Corumbataí (SP), Roberto Herbert Gretz tinha 4 anos de idade quando sua família se mudou para a cidade de Faxina, hoje Itapeva. Filho de imigrantes da Letônia que chegaram ao Brasil em 1911, ele casou-se com Ana Alexeiva, nascida na Lituânia em 1924, e cuja família migrou para o Brasil no final da década de 1920. Roberto e Ana tiveram três filhos: Helena, João Roberto e Maria Cristina Gretz.

Além de agricultor, foi feirante, sanfoneiro e presbítero. Escreveu seu primeiro livro aos 80 anos de idade e não parou mais: permaneceu entre nós por mais 16 anos e tornou-se o autor de Itapeva com mais livros publicados, 36 ao todo. Com mais de 90 anos ainda plantou centenas de árvores em praças de Itapeva, por iniciativa própria, além de fazer palestras em escolas, onde tocava acordeom para as crianças. (Fonte: Professor Gretz, seu filho)

Em 2023, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Itapeva, tendo o seu nome numa importante avenida do município de Itapeva , a Avenida Roberto Gretz, que que une o centro de Itapeva, com a Avenida Mário Covas, Jardim Maringá, Portal Itapeva, bairros adjacentes e a saída para Nova Campina.

Em Corumbataí, numa das capas de seus livros

Seus filhos , João Roberto e Helena na inauguração da Avenida, com o prefeito Mário Tassinari

Com o saudoso historiador Preto Mattos, seu amigo

Matéria de 2009, sobre sua vida, escrita por Juliano Camargo Jornal  A Gazeta 



Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes