Conhecendo a Universidade Livre, em Curitiba

 

Conhecendo a Universidade Livre, em Curitiba


UNILIVRE é a expressão da arquitetura em harmonia com o ambiente. Foi construída no Bosque Zaninelli, uma área verde de 60.000 m2 originada a partir da recuperação de uma área degradada, onde funcionava uma antiga pedreira, sendo transformada em um espaço de educação dentro do conceito de acupuntura urbana. Devido a essa arquitetura, tornou-se um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Aqui tudo toca os sentidos e convida à refletir sobre nossa relação com a natureza no presente e no futuro: uma passarela em meio à mata que proporciona ao visitante uma imersão na natureza, um auditório aberto próximo a um lago, uma construção em espiral feita de troncos de eucaliptos até um mirante do qual você pode avistar a cidade à distância. Da beleza natural surpreendente conjugadas às salas de aula abertas para todos: cidadãos comuns, estudantes universitários, técnicos, empreendedores e gestores públicos.

Universidade Livre do Meio Ambiente foi fundada em 1991, no Dia Nacional do Meio Ambiente (05 de junho), na gestão do então prefeito de Curitiba Jaime Lerner. A Universidade foi criada inicialmente como uma unidade da Prefeitura Municipal destinada e disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais, discutindo os problemas e as soluções relacionadas ao crescimento desordenado das cidades. Nesse período, a sede da Universidade funcionou provisoriamente no Bosque Gutierrez até a construção das instalações do Bosque Zaninelli, onde a instituição encontra-se até hoje instalada.

A inauguração, em 05 de junho de 1992, contou com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente, que enfatizou em seu discurso, que “a preservação ambiental é um dever da coletividade, portanto, todos devem ter acesso às informações necessárias para concretizá-la”, ao se referir a UNILIVRE. (Fonte: site da Universidade Livre)