Histórico da Igreja Presbiteriana do Barreiro

Por Juliano Camargo

O pastor atual (2020) é o Reverendo Edgard Silva de Lima, o qual é o presidente do conselho, tendo como demais integrantes, os presbíteros Carlos Camargo Duarte, Helinton Monteiro de Camargo, Gilmar Leme de Almeida Camargo, Valdinei Oliveira Camargo e Carlos Fabiano Duarte. São diáconos da Igreja, Antônio Oliveira, Márcio Moreira, Sílem de Oliveira, Sinésio Monteiro de Camargo, Valmir Camargo e Wilson Moreira. O senhor José Gonçalves é diácono emérito. O senhor Ary Monteiro é presbítero emérito e o senhor Sílvio Oliveira Camargo, presbítero em disponibilidade. 

O início oficial do trabalho da Igreja Presbiteriana do Barreiro ocorre no ano de 1957, tendo como primeiro pastor, o Reverendo Lázaro Lopes de Arruda. Mas, 18 anos antes, em 1939, através da Congregação Presbiterial, liderada pelo Reverendo Uriel Antunes de Moura dava-se o início do trabalho presbiteriano no Barreiro. Os registros que passo a deixar abaixo, foram extraídos a partir de uma pesquisa realizada no ano de 2007, autorizado pelo conselho da igreja, nos livros da atas da igreja. A postagem abaixo intercala-se entre os anos de 1939 a 1957, mostrando a bonita história registrada nos escritos dos livros de atas da igreja. Veja o que escreveram  os pastores Uriel em 1939 e Lázaro em 1957 no livro de atas, além de outros pastores que fizeram parte da história da igreja.:

O Ano de 1957. A Igreja organizada em 31 de março 

Com os membros da Comissão Organizadora, presbíteros Gamaliel Rodrigues de Moraes e Jaime David Muzel e ainda o Reverendo Josué Domingues Sales, que na época era o presidente do Presbitério, sob o pastoreio do Revrebdo Lázaro Lopes de Arruda , a igreja foi organizada. 


"O Livro de Ata da Congregação que está nas mãos do secretário da Igreja, traz o registro histórico da comunidade nas suas diversas fases de crescimento até se tornar Congregação Presbiterial em 1939, no dia 10 de setembro, sob o pastorado do Rev. Uriel Antunes de Moura. De uns tempos pra cá os irmãos da Congregação referida manifestaram o desejo de organizar-se como Igreja ao seu pastor atual, Rev. Lázaro Lopes de Arruda. Este, após expor as principais condições exigidas para se organizar uma congregação em Igreja, havendo ouvido dos irmãos a afirmativa de que estavam dentro das condições expostas de acordo com a C/I, encaminhou o pedido, anexo com um rol de 63 membros comungantes, ante o Presbitério reunido no Templo da Igreja Presbiteriana de Apiaí, em janeiro último, tendo o referido concílio esclarecendo o Presbitério de Itapetininga resolvendo atender o dito pedido, nomeando uma Comissão Organizadora, esta aparece na primeira ata abaixo inserida, em plena atividade no cumprimento da sua finalidade, ora organizada a Igreja Presbiteriana do Barreiro e eu , pastor evangelista do Presbitério de Itapetininga, integrante da Comissão Organizadora, lavrei o histórico acima, que vai por mim datado e assinado. Barreiro,31 de março de 1957, Lázaro Lopes de Arruda"

O Ano de 1939. O início, os primeiros membros e oficiais

Foi no dia 10 de setembro a organização do trabalho como congregação , mas o início dos trabalhos já começaram no dia 09 de setembro de 1939, conforme o registros do pastor Uriel. Veja:

"No dia 09 de setembro de 1939, conforme convocação, presente o Rev. Uriel A. de Moura e o presbítero João Ribeiro de Carvalho e ausente o presbítero Jeconias David Muzel, nomeados em comissão pelo Presbitério de Itapetininga parta organizar em Congregação Presbiterial o grupo de irmãos residentes no bairro do Barreiro, do município de Itapeva (ex-Faxina) pelas onze horas do dia, na casa de cultos do referido bairro, após oração feita pelo Rev.Uriel iniciou a comissão os seus trabalhos. Não sendo presente nenhuma carta de transferência, passou a comissão a proceder ao arrolamento dos irmãos juntamente com seus filhos menores que passarão a constituir a nova congregação como segue:"

Os nomes dos primeiros membros em 1939 foram os seguintes:
 Evaristo Boaventura de Oliveira, Filomena de Oliveira Camargo, Cezário Monteiro de Almeida , Eliza Monteiro de Almeida, Laurita Monteiro de Almeida, Úrico Monteiro de Almeida,  Lydia Maria de Almeida, Salvador Bueno de Camargo, Teófila Jovina de Almeida, Eunice de Camargo, Noemi de Oliveira, Marcelino Bueno de Camargo,  Maria Isolina Monteiro de Camargo, João Luiz Moreira , Miquelina Leite Moreira, João Domingues Gondin, João Monteiro Duarte, Pompília de Oliveira Duarte, Joaquim Rodrigues Gondin, Carolina de Oliveira Machado, Francisco Rodrigues Machado, Cesária Maria de Camargo, Maria Alzira do Espírito Santo, Joaquim Gomes de Camargo, Arlindo de Oliveira, Lindolfo de Oliveira, Fortunato Rodrigues Batista e Luiza Rodrigues de Oliveira. 


Dia 10 de setembro de 1939


"Muitas almas se achegavam Senhor Jesus e muitas profissões de fé, a congregação caminhava foram longos anos até o momento de tornar-se Igreja organizada, isso graças ao desejo dos crentes em organizar-se como Igreja".

"Então passou-se a ser organizada no bairro do Barreiro a congregação presbiteriana do Barreiro, no dia 10 de setembro de 1939. Foram eleitos para o cargo de secretário, o irmão Cezário Monteiro de Almeida e tesoureiro o irmão João Monteiro Duarte. Sendo assim, estes foram os primeiros irmãos a compor a mesa administrativa da congregação Presbiterial do Barreiro, que agora pertencerá a Igreja Cristã Presbiteriana de Campina do Veado. A mesa administrativa ficou assim: Pastor presidente: Rev.Uriel Antunes de Moura, Secretário: Cezário Monteiro de Almeida e Tesoureiro: João Monteiro Duarte". 

"No dia 10 de setembro no mesmo local e presentes os mesmos da comissão organizadora às 11 horas, reúne-se de novo a comissão organizadora para continuar seus trabalhos, orou o presbítero Carvalho, compareceram os seguintes irmãos desejosos de fazer a sua pública profissão de fé: Orgêncio José Gomes de Camargo (23/4/1923), Uriel Bueno de Camargo (03/04/1918), Lydia de Oliveira (03/08/1918), Julia de Oliveira (23/07/1923) e Eliza de Camargo (24/07/1921)... Todos solteiros".

"Todos esses irmãos foram transferidos da Igreja Cristã Presbiteriana de Campina do Veado, eles manifestaram desejo de pertencerem agora a Congregação Presbiteriana do Barreiro. Passou após esse ato o culto público pregando Rev. Uriel, e encerrando com uma oração feita pelo Presbítero João Ribeiro de Carvalho, às 14 horas e 10 minutos foi encerrada a reunião preparatória. Em 9 de setembro de 1939. Relator Rev. Uriel Antunes de Moura".


"Desde muitos anos que a propriedade das terras neste bairro pertence a crentes, na sua maioria.     Esses crentes pertenceram durante muitos anos à Igreja Presbiteriana de Santiago. Alguns pertenceram depois de 1903 a Igreja Presbiteriana Independente de Pedra Grande. Esta desapareceu e aquela tece seu nome e sede transferidos primeiro para o bairro dos Marcelinos e ultimamente para o de Corrêas, ambos lhe ficaram muito distantes e o bairro passou a constituir ponto de pregação quando os ministros visitavam essas igrejas. Havia ali várias famílias crentes, ficavam longe da sede e ali residiram por longos anos os presbíteros Cláudio Monteiro de Almeida, já no repouso e Eugênio Nunes de Oliveira, hoje no Paraná. Mais tarde, com a organização da Igreja Presbiteriana de Campina do Veado, passaram para o seu rol todos os irmãos então domiciliados neste bairro e seus arredores, pois que esta lhe ficava mais próxima".  
"Fixou-se nos hábitos da igreja o costume de celebrar cultos regulares e a celebração de atos pastorais no Bairro do Barreiro e em 1937 o Reverendo Cecílio A. Rodrigues fez construir ali um templo de madeira e nasceu então o desejo dos irmãos de se constituírem em congregação, desejo que teve aprovação do Presbitério de Itapetininga em sua reunião de janeiro de 1939 e ora se realiza. Barreiro, 10 de setembro de 1939".  Reverendo Uriel Antunes de Moura

Fatos marcantes. Registros entre 1939 a 1957 que contam os altos e baixos do trabalho 

Assim foi a etapa inicial do trabalho presbiteriano no bairro do Barreiro, onde as reuniões corriam bem o trabalho crescia e cada vez mais era abençoado. Houve tempos difíceis e fases que marcaram a vida de muitos crentes. Alguns fatos registrados merecem destaque: Veja: 

Falecimento de irmãos 

Um fato registrado pelo Reverendo Uriel é o caso do falecimento dos irmãos Joaquim Rodrigues Gondin e Salvador Bueno de Camargo. Conforme o registro, o falecimento de ambos ocorreu no mesmo ano em 1941. Em 17 de março o irmão Joaquim e em 5 de Abril, o irmão Salvador Bueno de Camargo. Segundo os escritos do pastor Uriel, ambos foram fiéis ao Senhor Jesus e apesar de serem muito humildes, foram sempre respeitados pelo seu caráter cristão e deram bom e fiel testemunho nos seus últimos dias. O fato marcante e bonito, registrado pelo reverendo Uriel foi de que o irmão Joaquim morreu recostado nos braços de do irmão Abner, que era seu filho e cantou até expirar o hino número 140. A morte, ocorrera a despeito da epidemia de malária.

12 de Dezembro de 1942. O desejo dos irmãos em organizar-se com o Igreja 

Um desejo que 15 anos mais tarde seria concretizado, era o de ser igreja organizada. Era esse um grande desejo dos irmãos, conforme mostra os registros feitos pelo Reverendo Pedro Albero Rodrigues, encontrados no livro de atas: 

..."Tendo esta provavelmente a ultima Reunião deste ano registramos aqui outros fatos que certamente interessarão ao Presbitério; 1) Há Já bastante desejo dos crentes em ser organizada a congregação em Igreja;2) O número de crentes é de 50 ( cinqüenta ), justifica essa medida, embora as condições financeiras e domésticas sejam muito rudimentares, de acordo com meio;3)Existem presentemente três entidades domésticas: a) Esforço Cristão;b) Sociedade Feminina;4) Os líderes do trabalho tem já alguma experiência por serem crentes antigos e há elementos para a eleição de oficiais. Reverendo  Pedro Albero Rodrigues". 


7 de novembro de 1948. O desejo continua 

A ata de número 54 deixa clara esse desejo novamente.Veja: "Sendo desejo da Congregação pedir para o Presbitério a sua organização em Igreja, convoco para a Assembléia Geral da congregação para poder instruir os irmãos sobre as vantagens, deveres e obrigações duma Igreja, para depois decidir essa questão.Barreiro 7 de novembro de 1948, Rev.Uriel Antunes de Moura.

.. Havendo recebido desde muito tempo atrás, da parte de alguns irmãos o pedido de solicitação do Presbitério de Itapetininga a organização desta congregação em Igreja, promovo nesta ocasião uma consulta mediante um plebiscito que se realiza após a escola dominical. Uma verdadeira e real assembléia, com 47 irmãos professos e em plena comunhão. Exposto o assunto e bem ventilado o caso 37 dos 47 votaram pela organização em Igreja e 10 afirmaram se conformar com a resolução do concílio, vai, pois ao presbitério, o pedido de organização de Igreja... Rev. Uriel Antunes de Moura

Sobre o irmão Cezário, primeiro secretário da Congregação, em 1939
Cezário Monteiro de Almeida, faleceu em 05 de Junho de 1943, menos de quatro anos depois do início da congregação. Em agosto de 1943, em virtude de sua morte, foi eleito no dia 20 de agosto, o irmão Arlindo de Oliveira, sobre convocação prévia da Assembléia Geral, que foi presidida pelo Rev. Nicanor Xavier da Cunha.Esta reunião contou com a presença do presidente do Supremo Concílio, Rev. José Carlos Nogueira. Num total de 38 presentes, o irmão Arlindo foi eleito com 21 votos.

Sobre os irmãos João Monteiro Duarte e Marcelino Bueno de Camargo, primeiros tesoureiros da Congregação, em 1939
João Monteiro Duarte e Marcelino Bueno de Camargo foram os primeiros tesoureiros eleitos pela congregação. O irmão João ficou até dezembro de 1942, quando afastou-se do cargo e foi eleito em seu lugar,  o irmão Marcelino Bueno de Camargo;em 12 de dezembro de 1942.

Pastores da Congregação 

1939/1941/1944/1945/1946 - Uriel Antunes de Moura.

1940/1951/1952 - Josué Domingues Sales

1952 - Josué Domingues Sales/ Gentil Toledo Ribas

1942 - Pedro Albero Rodrigues

1943 - Nicanor Xavier da Cunha

1947/1948/1949/1953 - Felipe Manoel de Campos 

1953 – Felipe Manuel de Campos / Waldemar W. Wey 

1950 – Lázaro Manoel Camargo

1954/1955/1956/1957 - Lázaro Lopes de Arruda



PASTORES


Uriel Antunes de Moura
1939-1945-1948

Lázaro Lopes de Arruda
1941
  
Pedro Albero Rodrigues 
1942
Josué Domigues Sales 
1940-1951

                              
Edgard Silva Lima













Irmãos da igreja com o pastor Osvaldo Cintra, em 2019

Por Juliano Camargo Pesquisas nos Documentos oficiais da Igreja em 2006.
GALERIA DE PASTORES DA IGREJA -  EVANGELISTAS - PRESBÍTEROS - PESQUISA EM ANDAMENTO.


Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes