Igreja Presbiteriana de Itaberá, organizada em 1942

Conheça um pouco sobre o histórico da Igreja

Templo atual

Tudo começou com a visita evangelística do então licenciado Coriolano de Assunção, na companhia do irmão Marcos Kirshiner, a casa do senhor Ludivico de Carvalho, mais ou menos no ano de 1917.

Dez anos depois, em Itaberá, os irmãos Jose Antunes Simões e sua esposa Petrolina Soares de Camargo, o que possibilitou visitas mais frequentes do pastor de Faxina (Atual Itapeva), Reverendo João Paulo de Camargo, sempre na companhia do presbítero Jeminiano David Muzel, realizando cultos no prédio do cinema local.

Em 1928 assume o trabalho, com visitas mais frequentes, o Reverendo Henrique de Oliveira Camargo. Por esse tempo já havia na cidade e arredores uns vinte professos. 

Em 1931, o trabalho fica sob a responsabilidade do Reverendo Matthathias de Campos Fernandes, que batalhou incansavelmente até ver o trabalho organizado em Congregação Presbiterial em 1937.

Nessa época residem na cidade e região, mais precisamente nos bairros de Limeira, Salto, Rio Verde, Boa Vista, Cardosas etc um total de mais de cem membros vindos de Faxina, Apiaí, Campina dos Veados, Correias e outros. Por falta de tempo para registro, foram arrolados em oito de janeiro de 1937, na casa do senhor Alfredo David Muzel, por ocasião da organização, 54 membros jurisdicionados e 4 por Profissão de Fé, perfazendo um total de 58 membros comungantes.

Com muita fé e dedicação, principalmente por meio de um trabalho da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) e por meio dos demais irmãos foi arrecadado fundos para a compra de terrenos e a construção da capela e do Templo atual. 

Congregação Presbiterial – 1937 a 1942. Nesse período estiveram à frente do trabalho, os pastores, Mattathias Fernandes, Cecílio Alberto Rodrigues, Uriel Antunes de Moura, Pedro Alberto Rodrigues e Nicanor Xavier da Cunha.
Em 1941, uma epidemia de malária infestou a cidade e região. Registros em atas da igreja, contam que muitos irmãos prestaram serviços relevantes de socorros, dando-se destaque para o irmão Antonio Luiz Cardoso e seus filhos, Josias Cardoso. Suas casas, segundo os registros, eram verdadeiras enfermarias. 

Sobre a malária, uma nota ainda registra que em Itaberá, quase com regra geral os crentes foram poupados da epidemia. 

Na congregação presbiterial foram arrolados 141 membros comungantes e 164 membros menores

Organização em Igreja

Ano de 1942; 25 de julho de 1972 no bairro “Serrinha da Boa Vista”, reuniu-se a comissão do antigo presbitério de Itapetininga, onde, na ocasião, foi organizada a Igreja Presbiteriana de Itaberá. 

A comissão foi formada pelo Reverendo Uriel Antunes de Moura, Reverendo Nicanor Xavier da Cunha e o presbítero Oirazil Toledo Veiga.

Organizada com 59 membros, a Igreja, posteriormente tendo um rol de 94 membros comungantes e 83 membros não comungantes.


Observação. Esse relato foi baseado nas informações do Boletim Informativo da Igreja. Boletim número 121, ano XI, de Julho de 2016. (Blog do Juliano Camargo)










Legenda com a foto: Reverendo Carlos Roberto Teles,pastor atual da Igreja 






Os pastores, João de Almeida (já falecido) e Samuel Barbosa: ambos pastores eméritos da Igreja. 




Legenda com a foto dos dois: 


Oficiais da igreja, no ano de 2016, de acordo com o Boletim

Pastor: Reverendo Carlos Roberto Teles.

Presbíteros: Adnir Pires de Camargo, Gumercindo Pires de Moraes, Luiz Fernando Miguel, Badir Pires de Moraes e Antônio Cardoso Neto.

Diáconos: José Carlos Ferreira, Ederli Leme Cardoso, Milton César, de Almeida e Josias Cardoso Neto.

Postagens mais visitadas deste blog

Sozinho em Ilhabela

Mirantes Mirantes