Reserva Betary, Iporanga e Cachoeira do Sem Fim

Ainda faltam muitos atrativos para eu ir no PETAR. Aos poucos vou eliminando a lista de atrativos. Não precisa pressa nessa hora, afinal tem que curtir bem e com tranquilidade. Dia 26 de dezembro de 2018, segui por Iporanga rumo a Reserva Betary e aproveitei a rápida passagem para conhecer a trilha das cachoeiras do Sem Fim. Veja nas fotos como foi o passeio.



Bela e aconchegante, Iporanga é cercada pela exuberante Mata Atlântica. Aqui estou num mirante da cidade. É possível ver o Rio Ribeira, que passa pela cidade. O Rio Ribeira é o principal rio da região, formado pelos rios Ribeirão Grande e Açungui,que nascem no estado do Paraná, a noroeste da Região Metropolitana de Curitiba, a uma altitude de aproximadamente 1.000 metros. Possui uma extensão total de aproximadamente 470 km, sendo cerca de 120 km em terras paranaenses. (Fonte: www.ovaledoribeira.com.br)

Cachoeira do Sem Fim - Essa é a terceira cachoeira da trilha

Em uma pequena trilha que totaliza 750 metros, três cachoeiras surgem. Três pequenas, mas deliciosas cachoeiras. A entrada é de fácil acesso, custa apenas R$ 8,00 e não precisa de guia. É uma propriedade particular. 
Bela casinha de barro durante a trilha






Essa foto foi de uma parada antes de chegar em Iporanga. Uma bela de uma construção chamou a atenção no alto do morro. Com o portão aberto, a curiosidade não me deixou passar sem subir. Ao chegar no topo, após um curto trajeto de uma enorme subida. No alto, numa visão muito bonita das serras e morros do PETAR , uma grande pousada, moderna, confortável etc. O responsável pelo local me recebeu muito bem. Ao perguntar sobre o local, o mesmo me informou: "Esta é a pousada São Francisco, que será inaugurada em 2019". Fica aí a dica, pessoal!A foto é do mirante da pousada. Lindo lugar! 


O Mirante da Boa Vista está localizado entre Apiaí e Iporanga. Lugar calmo, de onde se pode avistar do alto, as belezas escondidas dentro da mata. Dali, é possível ter uma noção do enorme complexo florestal que abriga as cavernas e rios da região. 

RESERVA BETARY 

Sede da Reserva,centro de pesquisas
A Reserva Betary é uma reserva particular, com cerca de 60 hectares, onde se situa o Centro de Estudos da Biodiversidade, mantido pelo Instituto de Pesquisa da Biodiversidade - IPBio. É destinada à pesquisa científica e a divulgação do seres vivos da Mata Atlântica. Desempenha funções de desenvolvimento sustentável e produção de conhecimento científico.

Galeria

Aquário com espécies da região
Estufa com diversas espécies de anfíbios ; ambiente semi-controlado


VEJA EM VÍDEO O RESUMO




MAIS FOTOS
observação
Fotos do caminho, nas localidades dentro de  Barra do Chapéu, Apiaí etc (Região)
Das longínquas estradas é possível avistar os arenitos de Nova Campina 

















































Postagens mais visitadas deste blog

Mirantes Mirantes