História da Igreja Presbiteriana de Itaberá

Organização em Congregação Presbiterial

Tudo começou com a visita evangelística do então licenciado Coriolano de Assunção, na companhia do irmão Marcos Kirshiner, à casa do Sr. Ludovico de Carvalho, mais ou menos no ano de 1917.

Dez anos depois, em Itaberá os irmãos José Antunes Simões e sua esposa  Petronília Soares de Camargo, o que possibilitou visitas mais frequentes do pastor de Faxina, Rev. João Paulo de Camargo sempre na companhia do Pb. Jeminiano David Muzel, realizando reuniões animadas e concorridas no prédio do cinema local. Em 1928 assume o trabalho, visitando com mais regularidade, o Rev. Henrique de Oliveira Camargo. Por esse tempo já havia na cidade e arredores uns ventes crentes professos. Em 1931 o trabalho fica sob a responsabilidade do Rev. Mattathias de Campos Fernandes que batalhou incansavelmente até ver o trabalho organizado em Congregação Presbiterial em 1937.


Nessa época residiam na cidade e região, mais precisamente nos bairros de Limeira, Salto, Rio Verde, Boa Visita, Cardosas, etc, um total de mais de cem membros vindos de Faxina, Apiaí, Campina dos Veados, Correias e outros. Por falta de tempo para registro, foram arrolados no dia oito de janeiro de 1937, em casa do Sr. Alfredo David Muzel, por ocasião da organização, 54 membros jurisdicionados e 4 admitidos por Pública Profissão de Fé, perfazendo um total de 58 comungantes; 69 membros menores sendo apenas por batismo e os demais jurisdição. Com muita fé, dedicação, coragem, perseverança e disponibilidade para Cristo muito trabalharam os irmãos e, em especial a Sociedade Feminina que já então funcionava com muito dinamismo, evangelizando e juntando Fundos para a compra dos terrenos e construção da capela e Templo atual. No período da Congrega Presbiterial estiveram à frente do trabalho, de 1937 a 1942 os pastores Rvs.: Mattathias de Campos Fernandes, Cecílio Alberto Rodrigues, Uriel Antunes de Moura, Pedro Alberto Rodrigues e Nicanor Xavier da Cunha. Consta na Ata nº. 031, F - 351-01 que muitos irmãos prestaram relevantes serviços de socorros, destacando-se o irmão Antonio Luiz Cardoso e seus filhos João Cardoso e Josias Cardoso, cujas casas eram verdadeiras enfermarias, não poupando esses irmãos esforços ou sacrifícios no serviço de socorro. Ressalta ainda a nota: É interessante notar que em Itaberá quase como regra geral os crentes foram poupados da epidemia de malária. No período de Congregação Presbiteriana foram arrolados 141 membros comungantes e 164 membros menores; realizou-se 8 cerimônias para impetração de benções matrimoniais. 

 Organização em Igreja 

Aos vinte cinco de julho de 1942, no bairro denominado “Serrinha da Boa Vista”, no município de Itaberá, reuniu-se a Comissão nomeada pelo PITT para a Organização em Igreja a referida a Congregação, estando presentes os pastores Rvs. Uriel Antunes de Moura, Nicanor Xavier da Cunha a convite da comissão e, o Pb. Oirazil Toledo Veiga. Por motivo de enfermidade não compareceram os Rev. Pedro Alberto Rodrigues, Lázaro Manoel de Camargo. A igreja fora organizada com 59 membros em plena comunhão, radicados no município e mais 17 membros ausentes com paradeiro desconhecido, além de bom nº. de crentes de outras igrejas aqui domiciliados, os quais foram transferidos e arrolados posteriormente, perfazendo um total de 94 membros comungantes e, 83 membros não comungantes. 

Postagens mais visitadas deste blog

Mirantes Mirantes