Pular para o conteúdo principal

Arqueologia de Nova Campina e Itapeva será destaque em série da UNIVESP TV

O arqueólogo e professor Sílvio Araújo, professor Juliano Camargo e a arqueóloga Luana Antoneto, que deram suporte à produção do programa na Região

Por meio de um convite, acompanhamos durante todo o sábado, 20, seguindo desde a manhã até o início da noite, os produtores da UNIVESP TV / TV Cultura juntamente com os arqueólogos Sílvio Araújo e Luana Antoneto, em visitas aos Abrigo Itapeva e Abrigo de Nova Campina; Dois entre os demais sítios rupestres localizados na Região. 




Revista:



O objetivo. Produção de um vídeo para TV CULTURA mostrando as pinturas e gravuras rupestres aqui da região. O vídeo da região de Itapeva fará parte de uma série sobre sítios rupestres no Estado de São Paulo. A programa será produzido pela equipe do repórter Fábio Eitelberg e provavelmente será exibida a partir do final de março.

A série também se baseia no trabalho de mestrado da Arqueóloga Luana Antoneto Alberto, a qual esteve presente e falou sobre o seu trabalho. “Minha pesquisa se propôs a estudar os sítios arqueológicos com registros rupestres em São Paulo. Nele, tratamos sobre a reflexão sobre a razão de escassa documentação e bibliografia deste tipo de sítio”, disse.

Abrigo Itapeva. Segundo Luana, o Sítio Rupestre Abrigo de Itapeva foi o primeiro a ser “descoberto” no Estado. No vídeo gravado, Luana falou sobre a composição do abrigo, suas características e destacou a importância de sua preservação. Compostos por um painel de gravuras e pinturas, ele apresenta sulcos avermelhados, com vários registros circulares e traços. O Abrigo Itapeva está localizado na Fazenda Água Limpa, propriedade da família Fracarolli.




O abrigo é composto por uma parede de cerca de 23m de altura, projetada para frente, possibilitando o abrigo do sol e da chuva. O solo do abrigo apresenta grande quantidade de vestígios líticos lascados.

BelezasA localização do Abrigo chama a atenção pelas belezas dos  arenitos do Escarpamento Estrutural Furnas, vegetação e o Rio Taquari-Guaçu, que corta as proximidades.

 
  

Sítio Rupestre em Nova Campina

Durante o restante da tarde até o início da noite, a visita seguiu até as localidades do Bairro Taquari, em Nova Campina. Passamos pelo mirante da Estrada, onde foram gravadas algumas cenas para o programa. Em seguida descemos até o local das pinturas. O professor Sílvio falou sobre a sua experiência, quando, visitando o local com alunos há alguns anos, encontrou as pinturas nos paredões próximos a Pedra da Minerita. Segundo ele, o registro encontrado trata-se de uma única pintura com círculos concêntricos cortados por duas retas verticais paralelas em pigmento vermelho.


Belezas: Arqueólogos param em mirante para admirar a beleza da Pedra Minerita







Equipe da UNIVESP TV : Heitor Maruccci, Fábio Eitelberg e Patrick Torres




Abrigo em Nova Campina
Por motivo de segurança, o acesso ao local não foi possível em virtude de abelhas instaladas nas proximidades. Nessa condição, a equipe resolveu não avançar. Mas valeu a aventura. Nas proximidades, Sílvio identificou material lítico e afirmou da potencialidade do local, o qual deve ser preservado e analisado melhor pelos pesquisadores.

Para saber mais sobre o assunto:
Luana e Sílvio possuem trabalhos pela USP. Luana possui Mestrado em Arqueologia e Sílvio possui Mestrado e Doutorado pela USP. Seus trabalhos podem ser obtidos nos seguintes links: 
Sílvio A. Camargo Araújo:  Doutorado e Mestrado - Arqueologia USP
Luana A. AntonetoMestrado - Arqueologia USP












Final de tarde, com os trabalhos finalizados é momento de fazer umas fotos e aproveitar o cenário


Postagens mais visitadas deste blog

Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé numa rápida passagem

Numa passagem rápida entre algumas áreas entre as extremidades dos municípios de Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé, já dá para ter uma ideia do potencial da região. As fotos desta postagem são do dia 04 de outubro. Um roteiro que contemplou uma pequena cachoeira em Nova Campina, nas proximidades do bairro Fracarolli, depois, as belezas inconfundíveis das águas, matas e rochas do cânion Pirituba, em Itapeva. Passando por dentro do município de Bom Sucesso de Itararé, a continuação do belo relevo, cheio com as serras e os pontos de destaque entre os paredões de arenitos que cercam a região.

Bike nos mirantes de Nova Campina

Compartilho com os leitores mais um passeio. Dessa vez,uma pedalada realizada em Nova Campina.Mais precisamente no Mirante da Borda , em Nova Campina.

Me acompanhou desta vez, Juliano Albuquerque, grande desbravador da região e amante da bike. Juliano, meu xará, tem muito conhecimento sobre os pontos mais belos da região. Tem explorado Nova Campina e há tempos estávamos pensando e fazer esse tour. Percorremos mais de 80 Km.

Eleitos pela região recebem diplomas da justiça eleitoral

Cerimônia aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itapeva e reuniu eleitos da 53ª Zona eleitoral;ao todo 76 eleitos

Dirigida pelo Juiz eleitoral Dr. Matheus Barbosa Pandino, a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais aconteceu na manhã da última quinta, (15). Além dos diplomados e da equipe da justiça eleitoral da 53ª Zona eleitoral, demais autoridades, familiares e amigos dos eleitos compareceram para prestigiar a cerimônia.

Nova Campina. Jucemara Fortes (Josi do Eliel), Antônio Cavalheiro, Juliano Camargo, Aparecido Almeida, Cleuza Cavalheiro, Joaquim Antônio, Paulo Ortiz, Nelson Pires, Sidnei Rodrigues, Gisele Fontanini e Célio Andrade, eleitos em outubro, receberam o Diploma das mãos do Juiz Dr. Matheus Pandino.

VEJA TAMBÉM: Eleições em Nova Campina: Josi do Eliel é eleita prefetia