Pular para o conteúdo principal

Arqueologia de Nova Campina e Itapeva será destaque em série da UNIVESP TV

O arqueólogo e professor Sílvio Araújo, professor Juliano Camargo e a arqueóloga Luana Antoneto, que deram suporte à produção do programa na Região

Por meio de um convite, acompanhamos durante todo o sábado, 20, seguindo desde a manhã até o início da noite, os produtores da UNIVESP TV / TV Cultura juntamente com os arqueólogos Sílvio Araújo e Luana Antoneto, em visitas aos Abrigo Itapeva e Abrigo de Nova Campina; Dois entre os demais sítios rupestres localizados na Região. 




Revista:



O objetivo. Produção de um vídeo para TV CULTURA mostrando as pinturas e gravuras rupestres aqui da região. O vídeo da região de Itapeva fará parte de uma série sobre sítios rupestres no Estado de São Paulo. A programa será produzido pela equipe do repórter Fábio Eitelberg e provavelmente será exibida a partir do final de março.

A série também se baseia no trabalho de mestrado da Arqueóloga Luana Antoneto Alberto, a qual esteve presente e falou sobre o seu trabalho. “Minha pesquisa se propôs a estudar os sítios arqueológicos com registros rupestres em São Paulo. Nele, tratamos sobre a reflexão sobre a razão de escassa documentação e bibliografia deste tipo de sítio”, disse.

Abrigo Itapeva. Segundo Luana, o Sítio Rupestre Abrigo de Itapeva foi o primeiro a ser “descoberto” no Estado. No vídeo gravado, Luana falou sobre a composição do abrigo, suas características e destacou a importância de sua preservação. Compostos por um painel de gravuras e pinturas, ele apresenta sulcos avermelhados, com vários registros circulares e traços. O Abrigo Itapeva está localizado na Fazenda Água Limpa, propriedade da família Fracarolli.




O abrigo é composto por uma parede de cerca de 23m de altura, projetada para frente, possibilitando o abrigo do sol e da chuva. O solo do abrigo apresenta grande quantidade de vestígios líticos lascados.

BelezasA localização do Abrigo chama a atenção pelas belezas dos  arenitos do Escarpamento Estrutural Furnas, vegetação e o Rio Taquari-Guaçu, que corta as proximidades.

 
  

Sítio Rupestre em Nova Campina

Durante o restante da tarde até o início da noite, a visita seguiu até as localidades do Bairro Taquari, em Nova Campina. Passamos pelo mirante da Estrada, onde foram gravadas algumas cenas para o programa. Em seguida descemos até o local das pinturas. O professor Sílvio falou sobre a sua experiência, quando, visitando o local com alunos há alguns anos, encontrou as pinturas nos paredões próximos a Pedra da Minerita. Segundo ele, o registro encontrado trata-se de uma única pintura com círculos concêntricos cortados por duas retas verticais paralelas em pigmento vermelho.


Belezas: Arqueólogos param em mirante para admirar a beleza da Pedra Minerita







Equipe da UNIVESP TV : Heitor Maruccci, Fábio Eitelberg e Patrick Torres




Abrigo em Nova Campina
Por motivo de segurança, o acesso ao local não foi possível em virtude de abelhas instaladas nas proximidades. Nessa condição, a equipe resolveu não avançar. Mas valeu a aventura. Nas proximidades, Sílvio identificou material lítico e afirmou da potencialidade do local, o qual deve ser preservado e analisado melhor pelos pesquisadores.

Para saber mais sobre o assunto:
Luana e Sílvio possuem trabalhos pela USP. Luana possui Mestrado em Arqueologia e Sílvio possui Mestrado e Doutorado pela USP. Seus trabalhos podem ser obtidos nos seguintes links: 
Sílvio A. Camargo Araújo:  Doutorado e Mestrado - Arqueologia USP
Luana A. AntonetoMestrado - Arqueologia USP












Final de tarde, com os trabalhos finalizados é momento de fazer umas fotos e aproveitar o cenário


Postagens mais visitadas deste blog

Na Caverna Casa de Pedra, o maior pórtico de caverna do Mundo

Patrimônio Natural da Humanidade, Vale do Ribeira se destaca com suas belas paisagens Juliano Camargo
Nossa ida ao Município de Iporanga-SP foi motivada pela trilha que dá acesso ao pórtico da caverna Casa de Pedra: a maior boca de caverna do mundo.Apenas isso! (risos).Fomos no dia 06 de Dezembro, Sábado e retornamos no Domingo,7.

No Mirante Bonsai com o pessoal do Projeto English Summer Camp

Na tarde de hoje (07), acompanhei os alunos do "PROJETO ENGLISH SUMMER CAMP", numa trilha pelo Mirante da Torre, em Nova Campina.

VEJA NOSSO VÍDEO

Liderado pela professora Ivanete Landin e apoiado pela prefeitura Municipal e também pelas escolas Simpliciano Campolim de Almeida e Ary Antunes de Moura, o projeto é um trabalho em que há uma grande participação do Grêmio Revolucionários.