Pular para o conteúdo principal

Temperança

2 Pedro 1.3-11

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se (Pv. 25:28).

Pedro incentiva seus leitores a crescerem espiritualmente. Deveriam se dedicar, assumindo suas responsabilidades diante do grande privilégio de receber grandes promessas.
A temperança faz parte do crescimento espiritual e deveria ser buscada por eles. A temperança é uma virtude que também deve ser buscada por nós.


Assim como é ruim uma comida sem tempero, a febre quando a temperatura de nosso corpo sobe, é problemático alguém com um temperamento descontrolado.
Temperança é a qualidade de quem é moderado em seus apetites e paixões. Ser temperante é não se dar a excessos. Temperante é alguém que tem domínio próprio, auto controle.

Embora pareça que domínio próprio seja uma força própria, uma capacidade de dominar-se, domínio próprio ou auto controle só pode existir em nós quando nos rendemos ao controle de Deus. Auto controle é controle do alto. Só pode ter domínio próprio quem é dominado por Deus. Só pode ser temperante quem é temperado por Deus.

Para sermos temperantes, devemos nos submeter ao controle de Deus. É Ele quem coloca em nossa disponibilidade tudo o que precisamos para termos uma vida piedosa e temperante.

Portanto, é preciso buscar o conhecimento de Deus e nos tornamos parte da obra de Deus. Quando somos artesanato de Deus, feitura dele, somos moldados conforme o seu querer para realizar sua obra e assim nos livramos da corrupção que existe no mundo.

Isto é vida de temperança, é tornar-se parte da obra de Deus, vivendo livre da corrupção.
A temperança é este muro que nos protege da corrupção. Mas quem não consegue se dominar é como uma cidade desprotegida contra a ação do inimigo. Quem não se domina está dominado pelo pecado.

Sejamos temperantes.  Nossa vida será abençoada e poderemos abençoar outros sendo tempero no mundo. Vivamos com moderação nos afastando dos extremos, dos excessos da destemperança.


Com temperança a vida tem melhor sabor.

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves,
Pastor Presbiteriano.


Fonte: www.hebert.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

A ilha "Urubuqueçaba"

  Bem pertinho do Teleférico. A ilha "Urubuqueçaba" é de origem tupi. Significa "pouso dos urubus", "lugar de dormir dos urubus" A ilha era conhecida também como Ilha das Cobras, pois ali havia muitas destas. Conhecendo a Ilha de Urubuqueçaba, Santos-SP Cartão postal da Baixada Santista, a Ilha Urubuqueçaba divide as praias de José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente. Apesar do fácil acesso e da presença humana (dependendo da hora da maré), a Ilha de Urubuqueçaba permanece intacta.Durante as seis horas diárias em que o nível da maré fica abaixo do normal, é possível acessar a ilha a pé. O mar que banha as praias do José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente, se abre e permite chegar bem perto.

Ilhabela

 

Alguns trabalhos

  Sou professor de geografia, atuando desde 2006, quando ainda era estudante e trabalhando também paralelamente no setor público em Nova Campina-SP como servidor comissionado nas áreas de assessoria ao gabinete municipal e assessoria  de Imprensa. Fui vereador entre os anos de 2017 a 2020. Tive o privilégio de ser o 13º presidente do Poder Legislativo Municipal.   Este blog surgiu em 2009, na época, com o objetivo de apoiar a população, divulgando situações em que o Poder Público necessitava de um acionamento. Não havia a febre das redes sociais e o blog era muito útil ao povo. Hoje serve como um espaço na internet para registrar textos sobre Nova Campina e região sobre as áreas da cultura, hist]] ] Meu currículo no  Perfil no linkedin   ATIVIDADES  Palestra na Associação Cânions Paulistas Documentário Cânions Paulistas Destaque no Regional  Notícias Cerimônia Drª Jainy, na Câmara Municipal Matéria na Revista PRIME Alunos visitam ponto turístico em Nov...