Pular para o conteúdo principal

Temperança

2 Pedro 1.3-11

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se (Pv. 25:28).

Pedro incentiva seus leitores a crescerem espiritualmente. Deveriam se dedicar, assumindo suas responsabilidades diante do grande privilégio de receber grandes promessas.
A temperança faz parte do crescimento espiritual e deveria ser buscada por eles. A temperança é uma virtude que também deve ser buscada por nós.


Assim como é ruim uma comida sem tempero, a febre quando a temperatura de nosso corpo sobe, é problemático alguém com um temperamento descontrolado.
Temperança é a qualidade de quem é moderado em seus apetites e paixões. Ser temperante é não se dar a excessos. Temperante é alguém que tem domínio próprio, auto controle.

Embora pareça que domínio próprio seja uma força própria, uma capacidade de dominar-se, domínio próprio ou auto controle só pode existir em nós quando nos rendemos ao controle de Deus. Auto controle é controle do alto. Só pode ter domínio próprio quem é dominado por Deus. Só pode ser temperante quem é temperado por Deus.

Para sermos temperantes, devemos nos submeter ao controle de Deus. É Ele quem coloca em nossa disponibilidade tudo o que precisamos para termos uma vida piedosa e temperante.

Portanto, é preciso buscar o conhecimento de Deus e nos tornamos parte da obra de Deus. Quando somos artesanato de Deus, feitura dele, somos moldados conforme o seu querer para realizar sua obra e assim nos livramos da corrupção que existe no mundo.

Isto é vida de temperança, é tornar-se parte da obra de Deus, vivendo livre da corrupção.
A temperança é este muro que nos protege da corrupção. Mas quem não consegue se dominar é como uma cidade desprotegida contra a ação do inimigo. Quem não se domina está dominado pelo pecado.

Sejamos temperantes.  Nossa vida será abençoada e poderemos abençoar outros sendo tempero no mundo. Vivamos com moderação nos afastando dos extremos, dos excessos da destemperança.


Com temperança a vida tem melhor sabor.

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves,
Pastor Presbiteriano.


Fonte: www.hebert.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Na Caverna Casa de Pedra, o maior pórtico de caverna do Mundo

Patrimônio Natural da Humanidade, Vale do Ribeira se destaca com suas belas paisagens Juliano Camargo
Nossa ida ao Município de Iporanga-SP foi motivada pela trilha que dá acesso ao pórtico da caverna Casa de Pedra: a maior boca de caverna do mundo.Apenas isso! (risos).Fomos no dia 06 de Dezembro, Sábado e retornamos no Domingo,7.

Mirante do Morro do Ouro, em Apiaí

Apiaí e suas belezas naturais! Com um sol maravilhoso, pude pela primeira vez, após tantas passagens e chegadas na cidade, contemplar a beleza da sua paisagem no alto do morro do ouro.

Apiaí, município limítrofe ao município de Nova Campina, é um mais dos municípios que fazem parte das belezas do PETAR. Na rápida passagem, na manhã do último sábado, 13, conheci um pouco do Parque Natural Municipal Morro do Ouro. Passar pelo Morro do Ouro, é voltar no tempo e saborear um pouco de história.
Segundo relatos do site da prefeitura:"A primitiva vila que deu origem á cidade de Apiaí, localizou-se em três lugares diferentes, sendo a mais antiga, hoje conhecido como Vila Velha dos Peões, distantes alguns quilômetros de Apiaí atual, compunha-se de escravos e aventureiros, dispostos a mudarem- se para o primeiro lugar lhes oferecessem melhores vantagens".


No Mirante Bonsai com o pessoal do Projeto English Summer Camp

Na tarde de hoje (07), acompanhei os alunos do "PROJETO ENGLISH SUMMER CAMP", numa trilha pelo Mirante da Torre, em Nova Campina.

VEJA NOSSO VÍDEO

Liderado pela professora Ivanete Landin e apoiado pela prefeitura Municipal e também pelas escolas Simpliciano Campolim de Almeida e Ary Antunes de Moura, o projeto é um trabalho em que há uma grande participação do Grêmio Revolucionários.