Pular para o conteúdo principal

Alunos da EMEF Francisco fazem visita ao Museu do Futebol e Afro Brasil


Na última quinta-feira, dia 10 de outubro os alunos da 8ª série da EMEF Francisco José Gomes de Camargo do Bairro do Barreiro estiveram visitando na Capital Paulistana o Museu do Futebol e o Museu Afro Brasil.


 O Museu do Futebol que está localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho “Pacaembu” disponibiliza um grande acervo que tem como principal característica a imaterialidade, ou seja, baseia-se nas representações das memórias e dos acontecimentos que marcaram a história do futebol brasileiro. Os alunos puderam acompanhar esta história através de vídeos, fotos e experiências sensoriais.


No Museu Afro Brasil, as exposições mostram peças da cultura afro-brasileira. Entre elas estão esculturas, mosaicos, jóias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do cotidiano dos afro-descendentes. Na visita os alunos puderam constatar que a visão que existe sobre os negros no Brasil é carregada de preconceito, estereótipos e um senso comum que gira em torno de aspectos negativos.

“Os alunos concluíram que precisam reduzir o discurso negativo da falta, da ausência, do empobrecimento para a descoberta de perspectivas afirmativas, que deem uma dimensão mais ampla e abrangente da real contribuição dos afrodescendentes na História do Brasil e do mundo”, destacou a coordenadora pedagógica Synara Schimidt.

A viagem teve como objetivo principal finalizar projetos desenvolvidos na Unidade Escolar pelos Professores Diclei de Carvalho e Fernando Schimidt. Os alunos e a direção da Escola agradecem ao Departamento de Educação pelo apoio para a realização desta viagem.







Robson Praxedes
Jornalista - MTB 068759/SP

Postagens mais visitadas deste blog

Mirante do Morro do Ouro, em Apiaí

Apiaí e suas belezas naturais! Com um sol maravilhoso, pude pela primeira vez, após tantas passagens e chegadas na cidade, contemplar a beleza da sua paisagem no alto do morro do ouro.

Apiaí, município limítrofe ao município de Nova Campina, é um mais dos municípios que fazem parte das belezas do PETAR. Na rápida passagem, na manhã do último sábado, 13, conheci um pouco do Parque Natural Municipal Morro do Ouro. Passar pelo Morro do Ouro, é voltar no tempo e saborear um pouco de história.
Segundo relatos do site da prefeitura:"A primitiva vila que deu origem á cidade de Apiaí, localizou-se em três lugares diferentes, sendo a mais antiga, hoje conhecido como Vila Velha dos Peões, distantes alguns quilômetros de Apiaí atual, compunha-se de escravos e aventureiros, dispostos a mudarem- se para o primeiro lugar lhes oferecessem melhores vantagens".


Na Caverna Casa de Pedra, o maior pórtico de caverna do Mundo

Patrimônio Natural da Humanidade, Vale do Ribeira se destaca com suas belas paisagens Juliano Camargo
Nossa ida ao Município de Iporanga-SP foi motivada pela trilha que dá acesso ao pórtico da caverna Casa de Pedra: a maior boca de caverna do mundo.Apenas isso! (risos).Fomos no dia 06 de Dezembro, Sábado e retornamos no Domingo,7.

No Mirante Bonsai com o pessoal do Projeto English Summer Camp

Na tarde de hoje (07), acompanhei os alunos do "PROJETO ENGLISH SUMMER CAMP", numa trilha pelo Mirante da Torre, em Nova Campina.

VEJA NOSSO VÍDEO

Liderado pela professora Ivanete Landin e apoiado pela prefeitura Municipal e também pelas escolas Simpliciano Campolim de Almeida e Ary Antunes de Moura, o projeto é um trabalho em que há uma grande participação do Grêmio Revolucionários.