Pular para o conteúdo principal

Alunos da EMEF Francisco aprendem sobre Cadeia Alimentar

Blog do Juliano Camargo


Alunos da EMEF Francisco aprendem sobre Cadeia Alimentar


Nesta quinta-feira, dia 11 de abril os educandos do 4º, 5º, 6º ano e da 6ª série da EMEF Francisco José Gomes de Camargo do bairro do Barreiro, tiveram a oportunidade de ouvir o biólogo da Empresa Sguario Florestal S/A, Marcelo Tonini, que discorreu sobre o tema “Cadeia Alimentar”, assunto que despertou a curiosidade e o interesse dos estudantes.


Segundo Marcelo, este termo ecológico representa o vínculo existente entre um grupo de organismos presentes em um ecossistema, os quais são regulados pela relação predador-presa. É através da cadeia alimentar, que é possível a transferência de energia entre os seres vivos.

“A cadeia alimentar é de grande importância para todos os seres vivos, pois é através dela que sobreviverem. Sem esta todos os animais não sobreviveriam na natureza”. Como por exemplo: O lobo guará se alimenta de diversas frutas e animais como o coelho, a rã, o passarinho e o rato. O gavião se alimenta do passarinho e do canário. O canário se alimenta da joaninha. A joaninha se alimenta do mato. O Sapo e o rato se alimentam da minhoca. A minhoca e a formiga se alimentam da coruja e assim vai.

Para que os estudantes entendessem melhor este ciclo, foi feito uma divertida dinâmica onde foi usado como ferramenta um barbante para mostrar o ligamento de todos os seres vivos na cadeia alimentar, onde se um morrer todos morrem, pois um depende do outro para sobreviver.

Na oportunidade o biólogo mostrou as crianças uma cobra conhecida como “Come lesma” ou “Dormideira”. Marcelo explicou que se trata de uma cobra que não é venenosa e é extremamente inofensiva e calma.

A direção da Escola agradece mais uma vez a Sguario Madeiras e ao biólogo Marcelo Tonini por sempre contribuírem com o aprendizado dos nossos educandos.

fonte:

Robson Praxedes
Jornalista – MTB 068759/SP







Postagens mais visitadas deste blog

Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé numa rápida passagem

Numa passagem rápida entre algumas áreas entre as extremidades dos municípios de Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé, já dá para ter uma ideia do potencial da região. As fotos desta postagem são do dia 04 de outubro. Um roteiro que contemplou uma pequena cachoeira em Nova Campina, nas proximidades do bairro Fracarolli, depois, as belezas inconfundíveis das águas, matas e rochas do cânion Pirituba, em Itapeva. Passando por dentro do município de Bom Sucesso de Itararé, a continuação do belo relevo, cheio com as serras e os pontos de destaque entre os paredões de arenitos que cercam a região.

Bike nos mirantes de Nova Campina

Compartilho com os leitores mais um passeio. Dessa vez,uma pedalada realizada em Nova Campina.Mais precisamente no Mirante da Borda , em Nova Campina.

Me acompanhou desta vez, Juliano Albuquerque, grande desbravador da região e amante da bike. Juliano, meu xará, tem muito conhecimento sobre os pontos mais belos da região. Tem explorado Nova Campina e há tempos estávamos pensando e fazer esse tour. Percorremos mais de 80 Km.

Eleitos pela região recebem diplomas da justiça eleitoral

Cerimônia aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itapeva e reuniu eleitos da 53ª Zona eleitoral;ao todo 76 eleitos

Dirigida pelo Juiz eleitoral Dr. Matheus Barbosa Pandino, a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais aconteceu na manhã da última quinta, (15). Além dos diplomados e da equipe da justiça eleitoral da 53ª Zona eleitoral, demais autoridades, familiares e amigos dos eleitos compareceram para prestigiar a cerimônia.

Nova Campina. Jucemara Fortes (Josi do Eliel), Antônio Cavalheiro, Juliano Camargo, Aparecido Almeida, Cleuza Cavalheiro, Joaquim Antônio, Paulo Ortiz, Nelson Pires, Sidnei Rodrigues, Gisele Fontanini e Célio Andrade, eleitos em outubro, receberam o Diploma das mãos do Juiz Dr. Matheus Pandino.

VEJA TAMBÉM: Eleições em Nova Campina: Josi do Eliel é eleita prefetia