Pular para o conteúdo principal

Em Itaoca, moradora teme perder novamente a casa



Dona Maria de Jesus já perdeu uma casa e agora, com muito suor, ao iniciar a construção de outra, teme perder novamente; córrego está causando erosão e pode derrubar a sua nova casa, que ainda não foi concluída.


Ela está morando em outra casa com ajuda da família.


Moradora pede urgente a instalação de manilhas no local;caso contrário, sua construção pode ser prejudicada novamente.

Na tarde deste Domingo, 04 de março de 2012, fui visitar a Dona Maria de Jesus Delgado, no Distrito de Itaoca.

O motivo de minha visita: Convidado a registrar por meio do blog, uma reivindicação de Dona Maria.

Dona Maria, que mora com a família no Distrito de Itaoca, perdeu a casa em agosto de 2011 por meio de um acidente. A antiga casa, onde morava ela, o esposo e os 5 filhos sofreu um incêndio. Devido aos estragos, toda a residência foi danificada.

Nova Casa – No mesmo local, Dona Maria e o esposo, com a ajuda da população, estão conseguindo construir uma nova casa. A casa está em fase inicial de construção.

Erosão – O problema, segundo Dona Maria, e que foi constatado por meio de nossa visita ao local, é que bem ao lado da construção, um córrego causa perigo.

A descida das águas prejudica a nova construção ocasionando o deslizamento de terras do barranco ao lado da casa.

Chuvas – A abertura da encosta, segundo Dona Maria, aumenta a cada chuva. Segundo ela, é forte o risco de que sua nova casa seja novamente atingida, só que desta vez, não por fogo, mas sim, pela erosão causada com a força das águas.

Solução – A solução apresentada pela moradora, é a instalação de manilhas no local.
Ela disse que fez um orçamento das manilhas e afirmou que cada uma tem um valor de aproximadamente R$ 40,00. Segundo um valor que ultrapassa a sua capacidade econômica.

Máquinas – Ela ainda disse que, mesmo que tivesse o dinheiro, ainda precisaria da prefeitura para que enviasse máquinas e pessoal para realizar o serviço.

Dona Maria pede a atenção das autoridades para este caso.



Enviar Solicitação ao Legislativo e ao Executivo 
Após a postagem desta reivindicação no Blog, iremos enviar também uma solicitação por escrito a todos os vereadores e ao Prefeito Eliel Cardoso para que atenda este pedido.
Caso ele não seja atendido, que no futuro, não sejamos todo nós pegos de surpresa pela notícia da perda de mais uma casa.

Desta vez, esta perda pode ser evitada.

Vídeo – Embalado pela urgente necessidade da moradora, fizemos um vídeo relatando a Reivindicação de Dona Maria. Confira:









No início do Vídeo, reparem na fala da Dona Maria:"Estou até perdendo noites de sono de medo".








Juliano Camargo
Blog do Juliano Camargo
Visita feita em 4 de Março de 2012.




Dona Maria também mostrou a frente de sua casa.

Postagens mais visitadas deste blog

Com alunos 2023

Fotos com alguns alunos em 2003. Pode ver mais em " Alunos " , em outros anos.   

Mirantes Mirantes

  De junho 2020, com fotos antigas. O Mirante do Meio está entre os paredões de arenito de Nova Campina numa localização privilegiada. Um local que permite um bom momento de contemplação. Veja essas fotos, que tiramos de uma das trilhas que Galdino e eu fizemos. São fotos antigas! Foto do Galdino Oliveira

Sozinho em Ilhabela

O turismo é a base da economia de llhabela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz , o Festival do Camarão , o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela . Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 38 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes. Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energ