Pular para o conteúdo principal

Pb.Hugo Moura : 90 nesta sexta-feira


Antecipando, quero desejar ao seu Hugo Moura e Família um feliz aniversário.

Seu Hugo completará 90 anos nesta sexta-feira (06).


Abaixo uma matéria que fiz com ele, após entrevista em sua casa em setembro de 2010.
Sua filha, a professora Heide Elizabeth Moura, a querida "Dona Beth" foi a intermediadora desta entrevista.
Vejam:

Exemplo de luta , trabalho e dedicação


Neto do saudoso João Antunes de Moura (7º Prefeito de Itapeva), Hugo Moura firmou raízes em Nova Campina e é exemplo em nossa região


Por Juliano Camargo


Seu Hugo e Juliano Camargo durante a entrevista







A história de Nova Campina
guarda nomes importantes. Nomes que colaboraram, através de seu trabalho e seu testemunho de vida, com o desenvolvimento de Nova Campina.



Nomes como estes devem ser valorizados e guardados com muito carinho.
Com uma história de trabalho, amor e dedicação à Nova Campina, Hugo Antunes de Moura é, sem sombra de dúvidas, um personagem marcante para Nova Campina.



Nascido em 06 de janeiro de 1922, seu Hugo instalou-se em Nova Campina no ano de 1930 conforme ele mesmo precisamente apontou: “Em 10 de abril de 1930”.




Ao lado de seus pais veio tocar um comércio na então Campina dos Veados, hoje Nova Campina.
Sua história de vida se confunde com outras figuras importantes na história de nossa região.



Filho de Elysio Antunes de Moura, ex-vereador de Itapeva e neto do 7º prefeito do Município de Itapeva, Coronel João Antunes de Moura, seu Hugo também participou ativamente da história da antiga Campina dos Veados.
Sua mãe, Maria Antunes de Moura, também foi dedicada trabalhadora e contribuiu muito para a formação de seu caráter.



Atualmente, com seus 88 anos ainda reside em Nova Campina. Sob os cuidados dos filhos, e netos, ele ainda freqüenta semanalmente os trabalhos da Igreja Presbiteriana de Nova Campina e gosta de passear pela cidade, em seu automóvel. Quem mora em Nova Campina sempre o vê pelas ruas da cidade ao lado de um companheiro, curtindo a sua querida Nova Campina.


Aniversário de um dos netos. Seu Hugo e dona Heidi

Nas bodas de Ouro. Culto gratidão ao Senhor pela união abençoada


Hugo Moura foi casado por mais de 50 anos com Heide Braatz Antunes de Moura e com ela teve quatro filhos, Heide Léia, Heide Marta., Heide Elizabeth e Hugo Mário. Tem diversos netos e bisnetos.



O Cartório

No cartório de registros. Dedicação e trabalho durante os 35 anos em que permanceu no ofício


Profissionalmente dedicou 35 anos de sua vida atuando como Oficial de Registro Civil e Anexo em Nova Campina. Segundo nos contou em entrevista, iniciou seu trabalho no cartório em 27 de agosto de 1945. Neste trabalho conheceu muita gente, fez amigos e criou alguns laços de amizade profundos.



Também ajudou seu pai que era comerciante, auxiliando no comércio da família.



Na década de 70 foi sócio Fundador da Cooperativa dos Triticultores do Estado de São Paulo, que tinha sua sede no atual prédio que hoje abriga a Câmara Municipal de Itapeva. Seu Hugo conta que naquela época caminhavam juntos e lutavam juntos pela cooperativa, os senhores Euclides Modernize, Aldo Moura e outros dedicados cidadãos itapevenses.



Autodidata



Embora tenha cursado até a terceira série do ensino fundamental no Colégio Acácio Piedade, é autodidata e sempre foi dedicado ao estudo. Sua biografia revela uma pessoa muito atenta aos livros e a auto-aprendizagem.



Leitor assíduo de jornais, ele diz que sempre acompanhou e ainda acompanha as notícias. Jornais como Folha de São Paulo e Estadão eram seus favoritos. Ele também gosta de acompanhar os jornais locais e os valoriza muito.Diz que é importante o hábito da leitura.



Igreja
Presbítero Emérito da Igreja Presbiteriana de Nova Campina atuou ativamente nos 94 anos de história da Igreja em Nova Campina. Foi eleito ao cargo antes dos trinta anos de idade e reeleito por vários lustros anos.



Teve também participações importantes na história da IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil), participando, em 1975 de uma reunião do Supremo Concílio da Igreja, reunião esta que é órgão diretivo máximo da IPB.



Participei como deputado representante do Presbitério de Itapetininga na reunião do Supremo Concílio na cidade Recife em Pernambuco, em 1975”, conta.


No ano de 2000 foi homenageado ao receber a comenda Elysio Antunes de Moura,de autoria do então vereador Saulo Camargo de Carvalho

Durante sua jornada como liderança da igreja em Nova Campina, colaborou ativamente nas atividades da igreja. Com espírito hospitaleiro hospedou em seu lar muitos pastores e seminaristas da igreja.


Ao lado da Esposa,Heide Braatz, em 1974 quando tinha 52 anos.



Pela sua trajetória e sua conduta de vida exemplar e por tudo que colaborou por meio de seu trabalho com a sociedade, Hugo Antunes de Moura é um nome a ser destacado na história de Nova Campina e região.


Matéria de setembro de 2010

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé numa rápida passagem

Numa passagem rápida entre algumas áreas entre as extremidades dos municípios de Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé, já dá para ter uma ideia do potencial da região. As fotos desta postagem são do dia 04 de outubro. Um roteiro que contemplou uma pequena cachoeira em Nova Campina, nas proximidades do bairro Fracarolli, depois, as belezas inconfundíveis das águas, matas e rochas do cânion Pirituba, em Itapeva. Passando por dentro do município de Bom Sucesso de Itararé, a continuação do belo relevo, cheio com as serras e os pontos de destaque entre os paredões de arenitos que cercam a região.

Bike nos mirantes de Nova Campina

Compartilho com os leitores mais um passeio. Dessa vez,uma pedalada realizada em Nova Campina.Mais precisamente no Mirante da Borda , em Nova Campina.

Me acompanhou desta vez, Juliano Albuquerque, grande desbravador da região e amante da bike. Juliano, meu xará, tem muito conhecimento sobre os pontos mais belos da região. Tem explorado Nova Campina e há tempos estávamos pensando e fazer esse tour. Percorremos mais de 80 Km.

Eleitos pela região recebem diplomas da justiça eleitoral

Cerimônia aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itapeva e reuniu eleitos da 53ª Zona eleitoral;ao todo 76 eleitos

Dirigida pelo Juiz eleitoral Dr. Matheus Barbosa Pandino, a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais aconteceu na manhã da última quinta, (15). Além dos diplomados e da equipe da justiça eleitoral da 53ª Zona eleitoral, demais autoridades, familiares e amigos dos eleitos compareceram para prestigiar a cerimônia.

Nova Campina. Jucemara Fortes (Josi do Eliel), Antônio Cavalheiro, Juliano Camargo, Aparecido Almeida, Cleuza Cavalheiro, Joaquim Antônio, Paulo Ortiz, Nelson Pires, Sidnei Rodrigues, Gisele Fontanini e Célio Andrade, eleitos em outubro, receberam o Diploma das mãos do Juiz Dr. Matheus Pandino.

VEJA TAMBÉM: Eleições em Nova Campina: Josi do Eliel é eleita prefetia