Cuidado: seu tempo é limitado!


Por Blog Max Mode. Reverendo Andrei Barros



Postado originalmente em 31/07/2007



Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. - Efésios 5:15-16


Alguém já disse que todos nós temos uma conta no “banco do tempo”. Todas as manhãs recebemos crédito. Ao final de cada dia o saldo é debitado como perda, as sobras se evaporam. Deste depósito diário, devemos gastar no presente.

Geralmente as pessoas têm a sensação de que tem tempo de sobra nas mãos. De que há muito tempo ainda para se viver. Imaginam que sempre será possível fazer certas coisas depois, mais para frente. "Deus?", dizem elas, "vou buscá-lo quando ficar mais velho".

A verdade é que esta sensação é enganosa e devemos estar alerta dando maior atenção ao uso que fazemos de nosso tempo. Pois nosso tempo aqui neste mundo é limitado, em primeiro lugar, pela morte.

Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um suspiro. A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos. – Salmos 90.9,10


O salmo 90 foi escrito por Moisés, um homem que conviveu muito de perto com Deus. Essa convivência o fez perceber a grandiosidade de Deus e a pequenez do ser humano. E o ponto de comparação estabelecido por Moisés é o tempo.

Deus está muito além do tempo, Ele é eterno. Ele existe antes de todas as coisas criadas. Mil anos aos olhos de Deus são como uma noite.

Por outro lado o ser humano é totalmente finito e limitado. Somos pó. Nossos anos de vida são como um breve pensamento. Tudo passa muito rapidamente, o tempo voa! Até que chega o dia de nossa morte. Não sabemos qual será a data, mas temos a certeza de que ela chegará!

Nosso tempo também é limitado pela Segunda Vinda de Cristo.
...não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10.25

Este texto em específico nos orienta para que sejamos presentes na igreja, nos envolvamos, porque "aquele dia" está chegando. Que dia seria este?

É o dia da segunda vinda de Cristo. Quando Jesus Cristo vier, separar aqueles que são seus daqueles que não o receberam. Naquele dia vai haver um misto de alegria e tristeza.

Alegria daqueles que aproveitaram bem o seu tempo aqui na terra e serviram a Cristo. Tristeza sem consolo para os que ignoraram a mensagem do evangelho. Eu acredito que muitos deste que riem hoje da igreja e da mensagem Jesus, se perguntarão a si mesmos naquele dia: “O que eu fiz do meu tempo? Por que não entreguei minha vida a Jesus? Minha vida foi uma perda de tempo!“

O tempo está se esgotando. Há uma progressão sem volta para o fim. A cada dia que passa, a segunda vinda de Cristo está se aproximando. Cada dia é um dia a menos para a volta de Cristo.

Precisamos pedir que o Senhor nos dê essa sabedoria, pois assim daremos prioridade ao Reino de Deus, assistência ao próximo e para todas as outras coisas da vida.

Se você tem dificuldade em controlar seu tempo, leia estas orientações:

Seja metódico – Um indivíduo que tem método na vida vive, no mesmo período de tempo, duas vezes mais. Um indivíduo que sabe o que vai fazer, quando inicia o seu trabalho, já tem metade do seu trabalho feito.

Se você está na escola ou faculdade - estude, aproveite bem o seu tempo. Em breve você estará formado.

Se você não conhece a Bíblia – freqüente uma igreja, reserve um tempo para ir ao culto. Reserve um tempo para estudar a Bíblia, para lê-la, ouvi-la. Se todo o dia você dedicar tempo, você estará em breve sabendo muita coisa da Palavra de Deus e colherá frutos de uma amadurecimento espiritual.

Se você tem filhos, esposa, pais, amigos - dedique tempo a eles. Reserve um tempo para passar com sua esposa, seus filhos, seus pais e amigos.

Seja pontual – A pontualidade faz parte da mordomia do tempo. Ser pontual não é ser escravo do relógio, mas sim não querer roubar dos outros aquilo que não lhes podemos dar.

Use do seu tempo com equilíbrio – Devemos ser equilibrados no uso de nosso tempo, isto é, dar tempo às coisas na proporção de seu valor. Existem pessoas que dão tempo demasiado ao divertimento, outros ao trabalho e outros ao descanso. Devemos sabiamente distribuir o nosso tempo, para que cada coisa seja feita e usada, considerando-se o seu valor em relação à vida e à eternidade.

Use o tempo para servir – O tempo melhor empregado é aquele que gastamos em favor de outra pessoa. Cada minuto usado em socorrer um necessitado, em apontar o caminho da vida eterna ao viajante desanimado, em levantar alguém caído, é uma jóia inestimável. Tais minutos são muito bem contados no relógio divino.

Postagens mais visitadas deste blog

Mirantes Mirantes