Pular para o conteúdo principal

Abrahão Vieira e sua história de vida


Nascido em 17 de maio de 1909, em Itapeva, filho de Joaquim Jacob Vieira e Rachel Rolim de Moura, Abrahão Vieira foi um exemplo de homem trabalhador e honesto. Por essa razão recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Itapeva no ano de 1993,onde teve seu nome numa rua daquele município. Faleceu em 8 de fevereiro de 1990 aos 81 anos em sua residência na Vila Nossa Senhora de Fátima, local onde também fez muitas amizades.

Com talento nato para a carpintaria, colaborou com o município e toda a região com sua arte, trabalhando em grandes e importantes construções civis. Um exemplo são as construções dos prédios das Escolas Otávio Ferrari e Cel. Acácio Piedade, que contaram com seus serviços.

Casamento e filhos - Abrahão casou-se com LÍDIA RODRIGUES VIEIRA em uma união abençoada que trouxe ao mundo, os filhos Ened, Abel, Silas, Loide, Paulo, Edna e Silvana (hoje todos residentes em Itapeva).

Bethânia - Criado no bairro Bethânia, na zona rural de Itapeva, Abrahão também trabalhou intensamente como produtor rural durante longos anos.

Sua atividade com carpinteiro profissional efetivou-se com sua entrada na obra de construção inicial da empresa Cia Cimento Portland Maringá.

Vida de Fé – Homem simples, batalhador e religioso, criou, com sua esposa, os filhos e um ambiente de muito amor e debaixo de calorosa disciplina. Atualmente seus filhos, netos e bisnetos seguem o exemplo do patriarca que deixou saudades, mas acima de tudo, um exemplo para toda a sociedade Itapevense e principalmente sua família.

Por tudo isso e, principalmente pela bela conduta e vida exemplar diante da sociedade de seu tempo, registramos aqui, para a memória de Itapeva, um justo e fiel relato sobre a vida de Abrahão Vieira.

Matéria Publicada no Jornal A GAZETA NOTÍCIAS 17 DE SET DE 2009. (Por Juliano Camargo)

Colaboração – Câmara Municipal de Itapeva – Assessoria de Imprensa.

Publicação do Jornal A Gazeta de Itapeva,2009



Os filhos, genros e noras e alguns netos e bisnetos ao lado de Lídia Rodrigues Vieira  - Barreiro 1996
  








VEJA MAIS EM : PESSOAS

Postagens mais visitadas deste blog

Com alunos 2023

Fotos com alguns alunos em 2003. Pode ver mais em " Alunos " , em outros anos.   

Mirantes Mirantes

  De junho 2020, com fotos antigas. O Mirante do Meio está entre os paredões de arenito de Nova Campina numa localização privilegiada. Um local que permite um bom momento de contemplação. Veja essas fotos, que tiramos de uma das trilhas que Galdino e eu fizemos. São fotos antigas! Foto do Galdino Oliveira

Sozinho em Ilhabela

O turismo é a base da economia de llhabela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz , o Festival do Camarão , o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela . Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 38 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes. Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energ