Pular para o conteúdo principal

Mostre sua língua



Por Rev. Gilberto Bueno Filho


“O teu modo de falar o denuncia” – Mateus 26.73.


“Deixe-me ver a sua língua”. É um das primeiras coisas que um médico diz quando examina um paciente. E sendo um bom médico poderá fazer um diagnóstico ou mesmo detectar alguma anormalidade e enfermidade apenas olhando a boca da pessoa.


Quando se trata da saúde espiritual isso é ainda mais verdadeiro. O jeito das palavras pronunciadas revelam o que se passa no seu interior, pois Jesus disse que “a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12.34).


Pedro, discípulo de Jesus, na noite em que seu mestre fora preso, cometeu o “erro” de abrir a boca e algumas pessoas que estavam por perto reconheceram seu sotaque e disseram: “Verdadeiramente és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia” (Mt 26.73). Embora tentando negar tal acusação, sua maneira de falar revelava quem ele era na realidade.


Nosso falar revela muito sobre nós. Nosso sotaque indica nosso país ou região de origem. Nossas palavras mostram se somos educados, refinados, civilizados, temperantes... ou a falta dessas qualidades. Os assuntos que gostamos de discutir apontam nossos principais interesses na vida, pois falamos sobre coisas que amamos e estão presentes em nosso coração.


Nossa conversação revela ainda nosso destino, pois aqueles que estão a caminho da pátria celestial falam a linguagem do Reino, da graça, da esperança, do perdão, do amor, da justiça e do juízo de Deus, enquanto os que se encontram no caminho largo, caminho da perdição pronunciam palavras que geram a morte, a destruição e a dor.


“Que a vida espelhe o que a boca diz, tal qual o sol nos mostra que é dia, é o que espera todo o coração... Que a boca fale o que é a vida não só quando há euforia, mas, sempre, em toda a situação para que vejam real a fé. E vendo queiram ter igual alegria dos que em Cristo têm salvação”(Sergio Pimenta, músico e compositor). Lembremo-nos que as palavras proferidas em nossa boca revelam muito do que está cheio o nosso coração.


Este texto foi retirado do blog : www.maxmode.blogspot.com
-------------------------------------------------------
O Autor do Tetxo:
Gilberto Bueno Filho (blog), casado com Regina tem 3 filhos. Formado em 'Teologia' (2001) pelo Seminário Presbiteriano do Sul - SPS, na cidade de Campínas, SP; e 'Pós-Graduação' em 'Ética, Cidadania e Subjetividade' pela Escola Superior de Teologia - EST, em 2007. Pastoreia atualmente a IPB na cidade de Echaporã, interior de São Paulo. Para ler os artigos publicados clique aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Com alunos 2023

Fotos com alguns alunos em 2003. Pode ver mais em " Alunos " , em outros anos.   

Mirantes Mirantes

  De junho 2020, com fotos antigas. O Mirante do Meio está entre os paredões de arenito de Nova Campina numa localização privilegiada. Um local que permite um bom momento de contemplação. Veja essas fotos, que tiramos de uma das trilhas que Galdino e eu fizemos. São fotos antigas! Foto do Galdino Oliveira

Sozinho em Ilhabela

O turismo é a base da economia de llhabela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz , o Festival do Camarão , o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela . Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 38 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes. Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energ