Pular para o conteúdo principal

Mostre sua língua



Por Rev. Gilberto Bueno Filho


“O teu modo de falar o denuncia” – Mateus 26.73.


“Deixe-me ver a sua língua”. É um das primeiras coisas que um médico diz quando examina um paciente. E sendo um bom médico poderá fazer um diagnóstico ou mesmo detectar alguma anormalidade e enfermidade apenas olhando a boca da pessoa.


Quando se trata da saúde espiritual isso é ainda mais verdadeiro. O jeito das palavras pronunciadas revelam o que se passa no seu interior, pois Jesus disse que “a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12.34).


Pedro, discípulo de Jesus, na noite em que seu mestre fora preso, cometeu o “erro” de abrir a boca e algumas pessoas que estavam por perto reconheceram seu sotaque e disseram: “Verdadeiramente és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia” (Mt 26.73). Embora tentando negar tal acusação, sua maneira de falar revelava quem ele era na realidade.


Nosso falar revela muito sobre nós. Nosso sotaque indica nosso país ou região de origem. Nossas palavras mostram se somos educados, refinados, civilizados, temperantes... ou a falta dessas qualidades. Os assuntos que gostamos de discutir apontam nossos principais interesses na vida, pois falamos sobre coisas que amamos e estão presentes em nosso coração.


Nossa conversação revela ainda nosso destino, pois aqueles que estão a caminho da pátria celestial falam a linguagem do Reino, da graça, da esperança, do perdão, do amor, da justiça e do juízo de Deus, enquanto os que se encontram no caminho largo, caminho da perdição pronunciam palavras que geram a morte, a destruição e a dor.


“Que a vida espelhe o que a boca diz, tal qual o sol nos mostra que é dia, é o que espera todo o coração... Que a boca fale o que é a vida não só quando há euforia, mas, sempre, em toda a situação para que vejam real a fé. E vendo queiram ter igual alegria dos que em Cristo têm salvação”(Sergio Pimenta, músico e compositor). Lembremo-nos que as palavras proferidas em nossa boca revelam muito do que está cheio o nosso coração.


Este texto foi retirado do blog : www.maxmode.blogspot.com
-------------------------------------------------------
O Autor do Tetxo:
Gilberto Bueno Filho (blog), casado com Regina tem 3 filhos. Formado em 'Teologia' (2001) pelo Seminário Presbiteriano do Sul - SPS, na cidade de Campínas, SP; e 'Pós-Graduação' em 'Ética, Cidadania e Subjetividade' pela Escola Superior de Teologia - EST, em 2007. Pastoreia atualmente a IPB na cidade de Echaporã, interior de São Paulo. Para ler os artigos publicados clique aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé numa rápida passagem

Numa passagem rápida entre algumas áreas entre as extremidades dos municípios de Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé, já dá para ter uma ideia do potencial da região. As fotos desta postagem são do dia 04 de outubro. Um roteiro que contemplou uma pequena cachoeira em Nova Campina, nas proximidades do bairro Fracarolli, depois, as belezas inconfundíveis das águas, matas e rochas do cânion Pirituba, em Itapeva. Passando por dentro do município de Bom Sucesso de Itararé, a continuação do belo relevo, cheio com as serras e os pontos de destaque entre os paredões de arenitos que cercam a região.

Bike nos mirantes de Nova Campina

Compartilho com os leitores mais um passeio. Dessa vez,uma pedalada realizada em Nova Campina.Mais precisamente no Mirante da Borda , em Nova Campina.

Me acompanhou desta vez, Juliano Albuquerque, grande desbravador da região e amante da bike. Juliano, meu xará, tem muito conhecimento sobre os pontos mais belos da região. Tem explorado Nova Campina e há tempos estávamos pensando e fazer esse tour. Percorremos mais de 80 Km.

Eleitos pela região recebem diplomas da justiça eleitoral

Cerimônia aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itapeva e reuniu eleitos da 53ª Zona eleitoral;ao todo 76 eleitos

Dirigida pelo Juiz eleitoral Dr. Matheus Barbosa Pandino, a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais aconteceu na manhã da última quinta, (15). Além dos diplomados e da equipe da justiça eleitoral da 53ª Zona eleitoral, demais autoridades, familiares e amigos dos eleitos compareceram para prestigiar a cerimônia.

Nova Campina. Jucemara Fortes (Josi do Eliel), Antônio Cavalheiro, Juliano Camargo, Aparecido Almeida, Cleuza Cavalheiro, Joaquim Antônio, Paulo Ortiz, Nelson Pires, Sidnei Rodrigues, Gisele Fontanini e Célio Andrade, eleitos em outubro, receberam o Diploma das mãos do Juiz Dr. Matheus Pandino.

VEJA TAMBÉM: Eleições em Nova Campina: Josi do Eliel é eleita prefetia