Pular para o conteúdo principal

A metáfora da águia e da galinha


James Agrey, educador, contou certa vez em Gana, na África Setentrional esta metáfora, quando os ganeses sobreviviam debaixo do domínio estrangeiro sobre a nação. Disse ele:
“Certo dia, um caçador saiu ao campo em busca de uma caça. Embrenhou-se floresta adentro, dias e dias, sem nada encontrar. Após longa caminhada, o caçador encontrou no sopé da montanha, um filhote de águia, ainda sem plumagem, que havia despencado do ninho. O filhote estava machucado e fraco. Então o caçador resolveu leva-lo para casa e cuidar do filhote de águia. Tratou das feridas, alimentou o indefeso filhote e o colocou no galinheiro nos fundos de sua casa. Ali, com as outras aves, o filhote cresceu.
Anos mais tarde, passou por ali um técnico agrícola, e vendo aquele quadro grotesco indagou do caçador: “Isto aí é uma águia, o que faz no galinheiro com a s galinhas ?” E o caçador respondeu: “Isto aí era uma águia, agora é uma galinha!” Eu a apanhei recém-nascida e a criei como galinha. Ela cisca como galinha, dorme com as galinhas...nem voar mais ela se presta”.
O técnico agrícola ficou indignado: “Isso jamais! Águia é águia e galinha é galinha”. Pois é, disse o camponês caçador. Mas esta aí agora é galinha. Virou galinha, deixou de ser águia.
Nos dias que se seguiram, todas as manhãs o técnico agrícola tentava provar que quem nasce águia, não pode ser galinha. Subiu em uma árvore, e ao jogar pra cima àquela imensa ave, ela caiu no galinheiro e desengonçada, vai esconder-se com outras galinhas. O camponês a tudo via e achava graça em tudo. Pois é, ela virou galinha!
No dia seguinte, subiu ao telhado da casa... o mesmo aconteceu... e o camponês desafia: Desista disso, ela agora é galinha!
Na última semana, o técnico subiu em uma montanha e levou consigo a dócil águia. Ao amanhecer, com os primeiros raios de sol cortando os negros céus, a brisa forte farfalhando as penas da águia, o agricultor declara: “Voe águia, você foi feita para os céus. Suba as alturas... assim que o sol despontou no horizonte, e o vento forte saculejou a ave das mãos do agricultor, a águia soltou um grunhido, bateu as asas e subiu as alturas até se perder na imensidão dos céus”...
Na vida, muitas situações nos quebram e tentam reduzir-nos a uma condição para a qual não fomos criados! Deus nos fez como águias. Não se deixe domesticar como uma galinha aprisionada em um galinheiro, perdendo a visão do alto e a liberdade de voar no sopro do Espírito. Voe as alturas!
“Os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.31).

Postagens mais visitadas deste blog

A ilha "Urubuqueçaba"

  Bem pertinho do Teleférico. A ilha "Urubuqueçaba" é de origem tupi. Significa "pouso dos urubus", "lugar de dormir dos urubus" A ilha era conhecida também como Ilha das Cobras, pois ali havia muitas destas. Conhecendo a Ilha de Urubuqueçaba, Santos-SP Cartão postal da Baixada Santista, a Ilha Urubuqueçaba divide as praias de José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente. Apesar do fácil acesso e da presença humana (dependendo da hora da maré), a Ilha de Urubuqueçaba permanece intacta.Durante as seis horas diárias em que o nível da maré fica abaixo do normal, é possível acessar a ilha a pé. O mar que banha as praias do José Menino, em Santos, e do Itararé, em São Vicente, se abre e permite chegar bem perto.

Ilhabela

 

Alguns trabalhos

  Sou professor de geografia, atuando desde 2006, quando ainda era estudante e trabalhando também paralelamente no setor público em Nova Campina-SP como servidor comissionado nas áreas de assessoria ao gabinete municipal e assessoria  de Imprensa. Fui vereador entre os anos de 2017 a 2020. Tive o privilégio de ser o 13º presidente do Poder Legislativo Municipal.   Este blog surgiu em 2009, na época, com o objetivo de apoiar a população, divulgando situações em que o Poder Público necessitava de um acionamento. Não havia a febre das redes sociais e o blog era muito útil ao povo. Hoje serve como um espaço na internet para registrar textos sobre Nova Campina e região sobre as áreas da cultura, hist]] ] Meu currículo no  Perfil no linkedin   ATIVIDADES  Palestra na Associação Cânions Paulistas Documentário Cânions Paulistas Destaque no Regional  Notícias Cerimônia Drª Jainy, na Câmara Municipal Matéria na Revista PRIME Alunos visitam ponto turístico em Nov...