Pular para o conteúdo principal

A metáfora da águia e da galinha


James Agrey, educador, contou certa vez em Gana, na África Setentrional esta metáfora, quando os ganeses sobreviviam debaixo do domínio estrangeiro sobre a nação. Disse ele:
“Certo dia, um caçador saiu ao campo em busca de uma caça. Embrenhou-se floresta adentro, dias e dias, sem nada encontrar. Após longa caminhada, o caçador encontrou no sopé da montanha, um filhote de águia, ainda sem plumagem, que havia despencado do ninho. O filhote estava machucado e fraco. Então o caçador resolveu leva-lo para casa e cuidar do filhote de águia. Tratou das feridas, alimentou o indefeso filhote e o colocou no galinheiro nos fundos de sua casa. Ali, com as outras aves, o filhote cresceu.
Anos mais tarde, passou por ali um técnico agrícola, e vendo aquele quadro grotesco indagou do caçador: “Isto aí é uma águia, o que faz no galinheiro com a s galinhas ?” E o caçador respondeu: “Isto aí era uma águia, agora é uma galinha!” Eu a apanhei recém-nascida e a criei como galinha. Ela cisca como galinha, dorme com as galinhas...nem voar mais ela se presta”.
O técnico agrícola ficou indignado: “Isso jamais! Águia é águia e galinha é galinha”. Pois é, disse o camponês caçador. Mas esta aí agora é galinha. Virou galinha, deixou de ser águia.
Nos dias que se seguiram, todas as manhãs o técnico agrícola tentava provar que quem nasce águia, não pode ser galinha. Subiu em uma árvore, e ao jogar pra cima àquela imensa ave, ela caiu no galinheiro e desengonçada, vai esconder-se com outras galinhas. O camponês a tudo via e achava graça em tudo. Pois é, ela virou galinha!
No dia seguinte, subiu ao telhado da casa... o mesmo aconteceu... e o camponês desafia: Desista disso, ela agora é galinha!
Na última semana, o técnico subiu em uma montanha e levou consigo a dócil águia. Ao amanhecer, com os primeiros raios de sol cortando os negros céus, a brisa forte farfalhando as penas da águia, o agricultor declara: “Voe águia, você foi feita para os céus. Suba as alturas... assim que o sol despontou no horizonte, e o vento forte saculejou a ave das mãos do agricultor, a águia soltou um grunhido, bateu as asas e subiu as alturas até se perder na imensidão dos céus”...
Na vida, muitas situações nos quebram e tentam reduzir-nos a uma condição para a qual não fomos criados! Deus nos fez como águias. Não se deixe domesticar como uma galinha aprisionada em um galinheiro, perdendo a visão do alto e a liberdade de voar no sopro do Espírito. Voe as alturas!
“Os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.31).

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé numa rápida passagem

Numa passagem rápida entre algumas áreas entre as extremidades dos municípios de Nova Campina, Itapeva e Bom Sucesso de Itararé, já dá para ter uma ideia do potencial da região. As fotos desta postagem são do dia 04 de outubro. Um roteiro que contemplou uma pequena cachoeira em Nova Campina, nas proximidades do bairro Fracarolli, depois, as belezas inconfundíveis das águas, matas e rochas do cânion Pirituba, em Itapeva. Passando por dentro do município de Bom Sucesso de Itararé, a continuação do belo relevo, cheio com as serras e os pontos de destaque entre os paredões de arenitos que cercam a região.

Bike nos mirantes de Nova Campina

Compartilho com os leitores mais um passeio. Dessa vez,uma pedalada realizada em Nova Campina.Mais precisamente no Mirante da Borda , em Nova Campina.

Me acompanhou desta vez, Juliano Albuquerque, grande desbravador da região e amante da bike. Juliano, meu xará, tem muito conhecimento sobre os pontos mais belos da região. Tem explorado Nova Campina e há tempos estávamos pensando e fazer esse tour. Percorremos mais de 80 Km.

Eleitos pela região recebem diplomas da justiça eleitoral

Cerimônia aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itapeva e reuniu eleitos da 53ª Zona eleitoral;ao todo 76 eleitos

Dirigida pelo Juiz eleitoral Dr. Matheus Barbosa Pandino, a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais aconteceu na manhã da última quinta, (15). Além dos diplomados e da equipe da justiça eleitoral da 53ª Zona eleitoral, demais autoridades, familiares e amigos dos eleitos compareceram para prestigiar a cerimônia.

Nova Campina. Jucemara Fortes (Josi do Eliel), Antônio Cavalheiro, Juliano Camargo, Aparecido Almeida, Cleuza Cavalheiro, Joaquim Antônio, Paulo Ortiz, Nelson Pires, Sidnei Rodrigues, Gisele Fontanini e Célio Andrade, eleitos em outubro, receberam o Diploma das mãos do Juiz Dr. Matheus Pandino.

VEJA TAMBÉM: Eleições em Nova Campina: Josi do Eliel é eleita prefetia