Pular para o conteúdo principal

A metáfora da águia e da galinha


James Agrey, educador, contou certa vez em Gana, na África Setentrional esta metáfora, quando os ganeses sobreviviam debaixo do domínio estrangeiro sobre a nação. Disse ele:
“Certo dia, um caçador saiu ao campo em busca de uma caça. Embrenhou-se floresta adentro, dias e dias, sem nada encontrar. Após longa caminhada, o caçador encontrou no sopé da montanha, um filhote de águia, ainda sem plumagem, que havia despencado do ninho. O filhote estava machucado e fraco. Então o caçador resolveu leva-lo para casa e cuidar do filhote de águia. Tratou das feridas, alimentou o indefeso filhote e o colocou no galinheiro nos fundos de sua casa. Ali, com as outras aves, o filhote cresceu.
Anos mais tarde, passou por ali um técnico agrícola, e vendo aquele quadro grotesco indagou do caçador: “Isto aí é uma águia, o que faz no galinheiro com a s galinhas ?” E o caçador respondeu: “Isto aí era uma águia, agora é uma galinha!” Eu a apanhei recém-nascida e a criei como galinha. Ela cisca como galinha, dorme com as galinhas...nem voar mais ela se presta”.
O técnico agrícola ficou indignado: “Isso jamais! Águia é águia e galinha é galinha”. Pois é, disse o camponês caçador. Mas esta aí agora é galinha. Virou galinha, deixou de ser águia.
Nos dias que se seguiram, todas as manhãs o técnico agrícola tentava provar que quem nasce águia, não pode ser galinha. Subiu em uma árvore, e ao jogar pra cima àquela imensa ave, ela caiu no galinheiro e desengonçada, vai esconder-se com outras galinhas. O camponês a tudo via e achava graça em tudo. Pois é, ela virou galinha!
No dia seguinte, subiu ao telhado da casa... o mesmo aconteceu... e o camponês desafia: Desista disso, ela agora é galinha!
Na última semana, o técnico subiu em uma montanha e levou consigo a dócil águia. Ao amanhecer, com os primeiros raios de sol cortando os negros céus, a brisa forte farfalhando as penas da águia, o agricultor declara: “Voe águia, você foi feita para os céus. Suba as alturas... assim que o sol despontou no horizonte, e o vento forte saculejou a ave das mãos do agricultor, a águia soltou um grunhido, bateu as asas e subiu as alturas até se perder na imensidão dos céus”...
Na vida, muitas situações nos quebram e tentam reduzir-nos a uma condição para a qual não fomos criados! Deus nos fez como águias. Não se deixe domesticar como uma galinha aprisionada em um galinheiro, perdendo a visão do alto e a liberdade de voar no sopro do Espírito. Voe as alturas!
“Os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.31).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Caverna Casa de Pedra, o maior pórtico de caverna do Mundo

Patrimônio Natural da Humanidade, Vale do Ribeira se destaca com suas belas paisagens Juliano Camargo
Nossa ida ao Município de Iporanga-SP foi motivada pela trilha que dá acesso ao pórtico da caverna Casa de Pedra: a maior boca de caverna do mundo.Apenas isso! (risos).Fomos no dia 06 de Dezembro, Sábado e retornamos no Domingo,7.

Arqueologia de Nova Campina e Itapeva será destaque em série da UNIVESP TV

O arqueólogo e professor Sílvio Araújo, professor Juliano Camargo e a arqueóloga Luana Antoneto, que deram suporte à produção do programa na Região

Por meio de um convite, acompanhamos durante todo o sábado, 20, seguindo desde a manhã até o início da noite, os produtores da UNIVESP TV / TV Cultura juntamente com os arqueólogos Sílvio Araújo e Luana Antoneto, em visitas aos Abrigo Itapeva e Abrigo de Nova Campina; Dois entre os demais sítios rupestres localizados na Região. 


No Mirante Bonsai com o pessoal do Projeto English Summer Camp

Na tarde de hoje (07), acompanhei os alunos do "PROJETO ENGLISH SUMMER CAMP", numa trilha pelo Mirante da Torre, em Nova Campina.

VEJA NOSSO VÍDEO

Liderado pela professora Ivanete Landin e apoiado pela prefeitura Municipal e também pelas escolas Simpliciano Campolim de Almeida e Ary Antunes de Moura, o projeto é um trabalho em que há uma grande participação do Grêmio Revolucionários.