Pular para o conteúdo principal

CMDCA promoveu palestra sobre SGDCA



( Membros do CMDCA e Conselho Tutelar)
Na noite da última quarta-feira (23) o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), promoveu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Nova Campina uma palestra com o tema SGDCA (Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente), ministrada pela Diretora Regional da ACTESP (Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo), Sra. Débora Marcondes Silva Ferraresi.

A palestra que falou sobre o SGDCA também abordou diversos temas como Aspectos históricos: ECA e Código de Menores, Princípios do ECA, Criança e Adolescente # Menores, Conselho Tutelar, Poder Familiar, Estatuto na Escola, Trabalho Infantil, Drogas, Pedofilia, Trabalho em Rede # Rede de Atendimento, SIPIA CT Web e Diagnóstico Municipal.

Em dado momento da palestra foi apresentado à música “Não vou me adaptar” de Nando Reis que fala de uma criança que está se tornando adolescente, onde levou a todos a refletir sobre todas as mudanças que acontecem nessa transição que acontece na vida de todos.


Sra. Débora Marcondes Silva Ferraresi )

“Devemos compreender melhor o funcionamento do SGDCA, cujo objetivo é articular e integrar instâncias governamentais e da sociedade civil, para atuar na promoção, no controle e na defesa dos direitos infanto-juvenis, promovendo acesso às políticas públicas e responsabilizando seus operadores para efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes no âmbito municipal.” destacou Debora.

Todos participaram fazendo perguntas e discutindo todos os assuntos abordados na palestra, pois é dever de todos conhecer os direitos e deveres de nossas crianças e principalmente zelar pelas mesmas a todo o momento. 

( Convidados presente na reunião)

Para finalizar a palestra foi passado o vídeo “A lista de Schindler” que conta a história de um nazista chamado Schindler que gastou toda sua fortuna para comprar 1.100 vidas e guardá-las em sua fábrica, assim as protegendo dos alemães. Mesmo salvando tantas vidas ele se lamentava por não ter salvado algumas mais, sendo que havia gastado seu dinheiro em coisas peculiares no decorrer de sua vida. Isso deixou todos a refletir sobre as seguintes frases: “Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro” e “Haverá outras gerações por causa de seus atos”, e a pergunta da noite “Quanto vale uma vida?”.

Estiveram presente na reunião membros do CMDCA, Conselho Tutelar, Profissionais da Educação, Diretores de Departamento, o Presidente da Câmara Junior e Convidados.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Campina

Postagens mais visitadas deste blog

Com alunos 2023

Fotos com alguns alunos em 2003. Pode ver mais em " Alunos " , em outros anos.   

Mirantes Mirantes

  De junho 2020, com fotos antigas. O Mirante do Meio está entre os paredões de arenito de Nova Campina numa localização privilegiada. Um local que permite um bom momento de contemplação. Veja essas fotos, que tiramos de uma das trilhas que Galdino e eu fizemos. São fotos antigas! Foto do Galdino Oliveira

Sozinho em Ilhabela

O turismo é a base da economia de llhabela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz , o Festival do Camarão , o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela . Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 38 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes. Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energ