Pular para o conteúdo principal

Biografia de Elysio Antunes de Moura


O senhor Elysio Antunes de Moura nasceu na cidade de Sorocaba, no dia 06 de setembro de 1890. Era filho do Coronel João Antunes de Moura e de dona Elisa de Moura.

O Sr. Elysio mudou-se para Itapeva, e começou sua vida escolar, mais tarde foi estudar em Botucatu, foi quando depois de algum tempo, deixou os estudos para trabalhar com seu pai no agro-pastoril em Nova Campina - na época distrito de Itapeva, também atuou como gerente e foi um grande comerciante da região.


Seguindo os passos do pai, o Sr. João Antunes de Moura, que foi o 7° prefeito da história de Itapeva, entre 1911 a 1913, o Sr. Elysio foi vereador em Itapeva por 4 mandatos, iniciando sua carreira política com o então prefeito Mario Prandini e o vice Dr. Érico Pimentel Dias.
Ele casou-se com Dona Maria Antunes de Moura, e teve seis filhos, o Sr. Rui Antunes de Moura, o Sr. Ido Antunes de Moura, o Sr. Hugo Antunes de Moura, casado com a professora Heidy Braatz Antunes de Moura, o Sr. Aldo Antunes de Moura, o Prof. Ary Antunes de Moura e a Srª. Junia Antunes de Moura. O Sr. Elysio foi um cidadão de grande prestígio para Itapeva e Nova Campina - o então distrito de Itapeva - pois em sua longa jornada de vida, atendia as pessoas em sua casa, em altas horas da noite, com medicamentos naturais, ajudando os mais necessitados.

Um homem muito religioso, foi presbítero da Igreja Presbiteriana por vários lustros (5 anos), lutou para construção de escolas, doando terras particulares para esse fim, também contribuiu para o fornecimento de energia elétrica e água encanada, propiciando aberturas de estradas à Itapeva, com voluntários do Bairro do Braganceiro.

Com sua esposa em Nova Campina
Foi uma pessoa muito importante para Nova campina, pois auxiliou no progresso de nosso Epaminondas Ferreira Lobo, Coronel Nenê Sobrino, o Deputado Ulisses Guimarães, este, o qual o visitava com freqüência, e também o casal João Lupião Filho que pernoiteava em sua casa e sua esposa, e demais autoridades.

Aos 24 de julho de 1978, falecia em Nova Campina, um grande homem, que deixou saudades, por ser um ser humano de caráter e bondoso. Foi homenageado em Itapeva como nome de uma Rua na CECAP, e agora recebe essa digna homenagem desta coluna.

Texto e pesquisa por : Professor Heber Rodrigues de Proença

Postagens mais visitadas deste blog

Com alunos 2023

Fotos com alguns alunos em 2003. Pode ver mais em " Alunos " , em outros anos.   

Mirantes Mirantes

  De junho 2020, com fotos antigas. O Mirante do Meio está entre os paredões de arenito de Nova Campina numa localização privilegiada. Um local que permite um bom momento de contemplação. Veja essas fotos, que tiramos de uma das trilhas que Galdino e eu fizemos. São fotos antigas! Foto do Galdino Oliveira

Sozinho em Ilhabela

O turismo é a base da economia de llhabela, que faz parte do seleto grupo de 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. O setor recebe grande atenção da prefeitura, governo e iniciativa privada, que promovem diversos eventos durante o ano todo, trazendo visitantes para a ilha mesmo na baixa temporada. Entre eles, destacam-se o Ilhabela in Jazz , o Festival do Camarão , o XTerra Brazil e a Semana Internacional de Vela . Porém, é na alta temporada que se concentra o turismo, época em que a população (de aproximadamente 38 mil habitantes) chega a se multiplicar em até cinco vezes. Mas o turismo desenvolveu-se com mais intensidade somente a partir de 1960, após a implantação da balsa. Até a década de 50, a população era genuinamente caiçara. Depois disso, começaram a chegar os primeiros migrantes, vindos principalmente da capital paulista. Mas ainda é possível encontrar comunidades caiçaras nativas vivendo em regiões mais isoladas, muitas até mesmo sem energ